O estaleiro alemão ThyssenKrupp Marine Systems comprou o estaleiro Oceana, em Santa Catarina, para fabricar fragatas da classe Tamandaré para a Marinha do Brasil.
Construção naval: A empresa alemã comanda o consórcio Águas Azuis, que está construindo um conjunto inicial de quatro navios com base no projeto MEKO.
Leia também
- Grupo industrial adquire estaleiro Oceana em Santa Catarina e assumirá projeto das fragatas da Marinha
- Oceana Offshore vende estaleiro localizado em Itajaí, no Estado de Santa Catarina
- Oceaneering abre diversas vagas de emprego para trabalhar no Rio de Janeiro
Construção naval: Empresa justifica a escolha do estaleiro Oceana em Itajaí
A equipe da indústria de construção naval também inclui a Embraer Defesa e Segurança, bem como sua subsidiária Atech. A TKMS, com sede em Kiel, Alemanha, não possui instalações de produção para navios de superfície, o que significa que a empresa deve tomar providências para a produção local ao vender seu projeto de navio principal no exterior.
A escolha do estaleiro Oceana, especializado em embarcações de apoio offshore e pertencente ao Grupo CBO do Rio de Janeiro, foi fruto de análises econômicas e logísticas próprias da TKMS e se revelou uma “opção ideal”, segundo um porta-voz.
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
- Marinha do Brasil inicia construção do QUINTO navio-patrulha classe Macaé em projeto que movimenta mais de 11 toneladas e gera centenas de empregos
- Depois do urânio brasileiro: China investe US$ 1 bilhão no LÍTIO da Bolívia e avança sobre 24,6% das reservas mundiais
- Argentina negocia projeto de 2,3 bilhões de dólares para três submarinos Classe Riachuelo baseados em modelo do Brasil
Thyssenkrupp Marine Systems almeja impulsionar a construção naval brasileira
A Thyssenkrupp Marine Systems com a compra do estaleiro oceana em Itajaí afirma que um dos seus principais objetivos é impulsionar a indústria de construção naval no brasil, uma vez que a ideia é não apenas construir navios para a marinha do Brasil, mas também receber encomendas de outros países.
Vale ressaltar também que, a Thyssenkrupp Marine Systems tem forte atuação no mercado mundial de construção naval subaquática e no setor de eletrônica naval, tanto na tecnologia em si quanto na defesa.
Sobre Thyssenkrupp Marine Systems
A thyssenkrupp Marine Systems é uma das principais fornecedoras de sistemas navais do mundo. Os seus submarinos, embarcações navais de superfície e equipamentos de defesa marítima são reconhecidos por sua excelência tecnológica, confiabilidade e longevidade.
Além disso, fornecem know-how e assistência técnica confiáveis ao longo de toda a vida útil operacional de embarcações navais de superfície e submarinos.