Construção Civil: setor que mais abriu vagas em 2020 e que pode gerar até 200 mil oportunidades de emprego em 2021

Roberta Souza
por
-
11-01-2021 15:59:02
em Indústria e Construção Civil
Construção civil, oportunidades de emprego, emprego Obra de construção civil

A construção civil, um dos setores que não parou durante a pandemia, criou diversas oportunidades de emprego e movimenta a economia

O setor da construção civil foi um dos setores que mais contratou durante a pandemia da Covid-19. As obras, por não exigirem mão de obra de grande qualificação, garantiram diversas oportunidades de empregos as pessoas mais vulneráveis ​​economicamente. Foi o setor que mais criou oportunidades, tanto com carteira assinada quanto com trabalhadores informais ou autônomos, em 2020.

Veja ainda outras notícias do dia:

Especialistas mostram que, após superar os desafios da escassez e da elevação dos preços dos insumos, o setor da construção civil deve continuar aquecendo em 2021 e pode gerar mais 200 mil empregos neste ano.

No final do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a última Pesquisa Nacional Contínua por Amostra de Domicílios – PNAD, que registrou o crescimento ocupacional de quatro atividades em 10 categorias de atividades: construção civil, com a maior alta de 10,7 %; comércio e manutenção de veículos (4,4%); agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,8%) e indústria (3%).

O Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – Caged, que avalia apenas empregos com carteira assinada, também aponta que a indústria da construção civil é o setor com mais vagas de janeiro de 2020 a novembro de 2020: 157.881 mil. Um aumento de 34,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Ieda Vasconcelos, Economista da Câmara Brasileira da Construção Civil, diz que “Os dois últimos meses do ano são sazonais, é um período mais chuvoso e, normalmente, o saldo de empregos é negativo. No entanto, tivemos o melhor novembro da série histórica, iniciada em 1992. Foram gerados mais de 20 mil novos postos de trabalho, o que mostra a força da reação da construção civil”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos