1. Início
  2. / Construção
  3. / Conheça a maior impressora 3D do mundo que poderá aposentar todos os trabalhadores da construção: ela é capaz de fabricar uma casa em 80 horas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça a maior impressora 3D do mundo que poderá aposentar todos os trabalhadores da construção: ela é capaz de fabricar uma casa em 80 horas

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 18/06/2024 às 17:34
construção - impressora 3d - estados unidos
Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 hrs. Revolucionando a construção!

Explore como a maior impressora 3D do mundo, FoF 1.0, transforma resíduos em lares sustentáveis em 80 horas. Revolucionando a construção!

A Universidade de Maine apresentou uma inovação que pode transformar várias indústrias globalmente, como a da construção: a maior impressora 3D do mundo, capaz de construir uma pequena casa em apenas 80 horas.

Esta tecnologia não apenas estabelece um novo recorde no Guinness, superando seu próprio feito de 2019, mas também marca um avanço significativo na fabricação avançada com um foco na sustentabilidade.

Conheça a apresentação da maior impressora 3D do mundo na Universidade de Maine

Descrição e capacidades da FoF 1.0

A impressora, denominada Fábrica do Futuro 1.0 (FoF 1.0), foi revelada no Centro de Estruturas e Compostos Avançados (ASCC), diante de um público que incluía representantes do Departamento de Defesa e Energia dos EUA, autoridades de habitação estaduais, parceiros industriais e outros interessados.

Esta impressora de polímero termoplástico pode imprimir objetos de até 29,26 metros de comprimento, 9,75 metros de largura e 5,49 metros de altura, com uma capacidade de produção de até 226,8 quilogramas por hora.

Impacto na habitação e na sustentabilidade

Uma das aplicações mais promissoras do FoF 1.0 é a construção de moradias acessíveis. Utilizando resíduos de madeira, abundantes em Maine, esta tecnologia não só busca oferecer soluções habitacionais econômicas, mas também impulsionar a utilização de materiais bio-basados e sustentáveis.

O projeto BioHome3D é um exemplo claro de como a impressão 3D pode revolucionar a construção de habitações, tornando-as mais acessíveis e sustentáveis.

A impressora permite operações robóticas colaborativas em grande escala. Fonte: umaine.edu

Avanços e colaborações significativas

O desenvolvimento da FoF 1.0 foi possível graças ao apoio do Departamento de Defesa dos EUA, através do Corpo de Engenheiros do Exército. A impressora permite operações robóticas colaborativas em grande escala e a integração de novas tecnologias, como sensores de alto desempenho e inteligência artificial, estabelecendo novos padrões de qualidade e eficiência na fabricação.

Futuro da construção com a impressora 3D FoF 1.0

Com a próxima inauguração da nova planta de pesquisa GEM Fábrica do Futuro, Maine se posiciona como líder global em manufatura avançada e ciência dos materiais. Este centro buscará inovar na manufatura sustentável, introduzindo soluções de próxima geração e biomateriais, com o objetivo de fortalecer a economia local e enfrentar desafios como a diminuição da força de trabalho e as cadeias de suprimento tensionadas.

A impressora 3D Fábrica do Futuro 1.0 não só representa um avanço tecnológico significativo, mas também é um testemunho do compromisso da Universidade de Maine com a excelência colaborativa e a inovação sustentável. Este desenvolvimento promete ser um divisor de águas não só para a indústria da construção, mas para vários setores, alinhando a engenharia avançada com as necessidades de sustentabilidade e segurança nacional.

Fonte: umaine.edu

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos