1. Início
  2. Uncategorized
  3. Conheça a iniciativa que promete reduzir até 40% dos gastos e gerar economia milionária anual no uso de energia pública; Programa de Eficiência Energética é lançado no RN
RN
Faça um comentário 3 min de leitura

Conheça a iniciativa que promete reduzir até 40% dos gastos e gerar economia milionária anual no uso de energia pública; Programa de Eficiência Energética é lançado no RN

Imagem de perfil do autor Rannyson Moura
Escrito por Rannyson Moura Publicado em 19/11/2025 às 14:45
Governo do Rio Grande do Norte aposta no Programa de Eficiência Energética para modernizar prédios públicos, reduzir consumo e economizar mais de R$ 26 milhões por ano, com apoio de tecnologias e de uma nova Central de Gestão Energética.
Governo do Rio Grande do Norte aposta no Programa de Eficiência Energética para modernizar prédios públicos, reduzir consumo e economizar mais de R$ 26 milhões por ano, com apoio de tecnologias e de uma nova Central de Gestão Energética.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Governo do Rio Grande do Norte aposta no Programa de Eficiência Energética para modernizar prédios públicos, reduzir consumo e economizar mais de R$ 26 milhões por ano, com apoio de tecnologias e de uma nova Central de Gestão Energética.

O Governo do Rio Grande do Norte apresentou um novo Programa de Eficiência Energética que promete transformar a gestão do uso de energia em prédios públicos. Com previsão de reduzir os gastos em até 40%, a iniciativa deve garantir economia anual superior a R$ 26 milhões, segundo estimativas oficiais.

A proposta integra um modelo de parceria público-privada e busca corrigir ineficiências históricas, especialmente em estruturas antigas que ainda consomem acima do necessário.

Estruturas antigas são prioridade em novo ciclo de modernização energética

A estratégia do Estado foca principalmente em repartições da administração direta. Assim, secretarias, escolas, hospitais, delegacias e prédios administrativos estão incluídos no pacote de modernização. 

Muitos desses espaços, construídos entre as décadas de 1970 e 1980, operam com instalações defasadas. Por isso, o plano prevê a adoção de tecnologias mais econômicas, padronização de processos, revisão de contratos e incentivo ao uso inteligente e racional da energia.

Antes da criação do Programa de Eficiência Energética, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou um levantamento inédito das unidades consumidoras do Estado. O mapeamento analisou o consumo dos anos de 2023 e 2024, além de verificar tarifas vigentes, identificar inconformidades e avaliar a situação das 54 usinas fotovoltaicas já instaladas.

O diagnóstico expôs o cenário atual: o RN consome cerca de 8,22 GWh por mês, com custo médio de R$ 5,5 milhões — valor que pode atingir até R$ 70 milhões anuais dependendo das bandeiras tarifárias.

Quatro caminhos possíveis definem o novo modelo energético do RN

Com base no estudo, a Sedec estruturou quatro cenários possíveis para a consolidação do novo modelo energético. Entre eles estão a implantação de uma usina fotovoltaica centralizada, instalação de uma usina eólica, combinação de geração solar com compra no mercado livre e, por fim, aquisição de energia no mercado livre associada ao suporte de uma usina eólica. 

Segundo o governo, cada cenário oferece vantagens diferentes para redução de custos e estabilidade no fornecimento.

Outro destaque da iniciativa é a criação da Central de Gestão Energética do Estado. O órgão terá papel fundamental na execução do Programa de Eficiência Energética, atuando no monitoramento em tempo real do consumo das repartições públicas. 

Além disso, caberá à Central acompanhar o desempenho das usinas, fiscalizar contratos, gerar indicadores e propor melhorias contínuas. A estrutura também será responsável por garantir que as metas definidas na PPP sejam cumpridas dentro do cronograma.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x