Menu
Início Concurso público do MEC: nova seleção anunciará 5 mil vagas ainda em 2023

Concurso público do MEC: nova seleção anunciará 5 mil vagas ainda em 2023

16 de julho de 2023 às 15:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Concurso público do MEC nova seleção anunciará 5 mil vagas ainda em 2023
Foto: Divulgação

Novo concurso público MEC está a caminho e promete gerar 5 mil vagas ainda em 2023. As oportunidades serão para o Banco de Professor Equivalente e Cargos Técnicos Administrativos.

Acaba de chegar uma ótima notícia para aqueles que pretendem participar de um novo concurso público do Ministério da Educação (MEC). Apesar de um processo já ter sido autorizado em junho para o preenchimento de 220 vagas, um novo concurso MEC será autorizado em breve com mais de 5 mil vagas.

Novo concurso público MEC deve contar com 5 mil vagas 

Na última quarta-feira, 12 de julho, foi aprovado no Congresso Nacional o “projeto de lei do Congresso Nacional 12/2023”, que tem como objetivo expandir a oferta de vagas nos Quadros de Referência dos Cargos de Técnicos Administrativos em Educação (QRSTAE) e Banco de Professor Equivalente (BPEs), com a geração de novas 5 mil vagas, para preenchimento ainda em 2023, através de um concurso público. A proposta havia sido encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no começo do mês. O texto agora segue para sanção.

Artigos recomendados

De acordo com a nota oficial do Governo Federal, a medida permitirá a contratação de professores e técnicos para as universidades ainda este ano. A expansão das vagas foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) e endossada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Segundo Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, com remanejamento orçamentário, isto é, sem aumento das despesas previstas, já foi possível expandir esse quantitativo em 5 mil vagas em um concurso público MEC.

Ainda não é o ideal e continuará atuando para suprir a falta de pessoal nas instituições federais de ensino para promover a melhoria da educação no país. O projeto também concede reajuste para servidores públicos das forças de segurança do Distrito Federal e para militares dos ex-territórios. Com a aprovação do novo concurso MEC, o BPEq passa a contar com 15.773. Até agora, o quantitativo era de 10.773 vagas aprovadas na Lei Orçamentária.

Entenda como foi o último concurso público MEC

O último concurso MEC foi realizado em 2009, quando foram oferecidas 265 vagas para  cargo de agente administrativo. A banca organizadora, na época, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na época, a prova objetiva foi composta por 120 questões, distribuídas em conhecimentos básicos, com 70 questões de múltipla escolha e conhecimentos específicos, com 50 questões. 

A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre disciplinas como língua portuguesa, noções de informática e atualidades. Desde 2009, o órgão realizou vários processos seletivos temporários, como o edital de 2011, que também foi organizado pelo Cespe, que foi destinado ao provimento de 164 vagas de nível superior. O salário inicial do aprovado neste processo seletivo foi de R$ 8.300.

MEC abre concurso com 220 vagas

Em junho o MEC obteve autorização para realizar um novo concurso com foco no preenchimento de 220 vagas em seu quadro de pessoal. Essas vagas do concurso MEC são voltadas a profissionais de nível superior. Além disso, o MEC também recebeu permissão para abrir um processo seletivo para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que desempenha um papel operacional dentro do ministério.

A iniciativa de autorização do concurso público MEC tem como foco o fortalecimento de sua equipe, possibilitando uma atuação mais eficiente na promoção e no desenvolvimento de políticas públicas educacionais no país. A realização dos concursos proporcionará a contratação de profissionais qualificados, que contribuirão para o aprimoramento do setor educacional do país.

O concurso de vagas do MEC foi autorizado em 16 de junho de 2023 através da portaria Nº 2.384 publicada no Diário Oficial da União (DOU). O cargo disponível é o de Técnico em Assuntos Educacionais.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar