Complexo industrial de “gigafábricas” da Ford abrigará novas picapes elétricas, carros autônomos, baterias e muito mais

Ford - fábricas - picapes eletricas - carros autônomos - baterias - baterias O Blue Oval City, novo complexo industrial que abrigará a produção das F-150 elétricas e de baterias – créditos: Ford/Divulgação

Ford aplicará um mega investimento em seu novo complexo industrial que contará com 4 fábricas que produzirão novas picapes elétricas, carros autônomos e baterias. O complexo terá uma área de 15 km ².

A Ford anunciou nesta terça-feira (28), uma nova fábrica de picapes nos EUA e três novas “gigafábricas” de baterias, carros autônomos e picapes elétricas. Dois desses novos empreendimentos fazem parte de um mesmo complexo nomeado de Bue Oval City. O complexo terá mais de 15 km² na cidade de Stanton, no estado americano do Tennessee, projetado para ser nulo em emissões de carbono.

Leia ouras noticias relacionadas

Blue Oval City terá várias fábricas e tecnologias de última geração

No novo complexo da multinacional Ford serão fabricadas as novas picapes elétricas da Série F. Além disso, também será composto por uma das montadoras de baterias, que são fruto de uma parceria com a fabricante coreana SK Innovation.

A parceria entre as empresas foi anunciada em maio. As outras duas fábricas anunciadas ficarão no BlueOvalSK Battery Park, que será instalada no estado do Kentucky e servirão para abastecer as novas linhas de carros autônomos e elétricos Ford e Lincoln. Juntas, as fábricas produzirão cerca de 86 GW anuais.

Multinacional projeta a geração de mais de 11 mil empregos

A Ford e a SK desejam investir US$ 11 bilhões para construir os dois parques industriais e gerar mais de 11 mil novos empregos, onde 6 mil serão no Blue Oval City e 5 mil nas duas fábricas do Kentucky. A produção das baterias para picapes elétricas, carros autônomos e elétricos deve ser iniciada em meados de 2025.

De acordo com o presidente e CEO da Ford, Jim Farley, em comunicado à imprensa, esse é o momento da empresa, o maior investimento da história para auxiliar na construção de um futuro ainda melhor para os EUA e o mundo. Recentemente, a Ford anunciou planos para a fabricação de seu modelo F-150 Lightning, que teve sua pré-venda aberta em maio e vendeu 20 mil unidades em apenas 12 horas.

A empresa deseja fabricar 15 mil picapes elétricas no próximo ano, 55 mil em 2023 e 80 mil em 2024. Já para 2025, as produções das fábricas devem chegar a 160 mil unidades com a chegada da segunda geração do veículo.

A empresa investirá US$ 30 bilhões nos elétricos até 2025 e projeta que cerca de 40% das suas vendas sejam de modelos eletrificados até 2030. O investimento em fábricas de baterias acompanha a tendência do mercado dos EUA em correr atrás do crescimento no segmento, que está sendo dominado por companhias asiáticas.

Ford investe em carros autônomos para diversificar a indústria automotiva

Além dos investimentos na produção de baterias, a Ford também anunciou recentemente que lançará um serviço de delivery com carros autônomos em parceria com a Walmart, rede de supermercados e a Argo AI, plataforma que desenvolve sistemas de direção com Inteligência Artificial.

As entregas serão ofertadas nas cidades americanas de Austin, Texas, Miami e Washington, ainda este ano. O serviço utilizará carros da montadora que serão equipados com o sistema de direção independente da Argo AI para realizar as entregas do Walmart. As entregas serão ofertadas dentro de áreas de serviço definidas que podem ser ampliadas com o tempo.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe