Início Companhias Vibra, Raízen e Ipiranga investem na criação de eletropostos para o abastecimento de veículos elétricos no Brasil

Companhias Vibra, Raízen e Ipiranga investem na criação de eletropostos para o abastecimento de veículos elétricos no Brasil

5 de julho de 2022 às 17:16
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O crescimento no ramo dos veículos elétricos no Brasil, impulsionado pela discussão acerca da transição energética, agora estimula as empresas de combustíveis Vibra, Raízen e Ipiranga a apostarem na criação de eletropostos em todo o país para os próximos anos.
Fonte: Raízen/Divulgação

O crescimento no ramo dos veículos elétricos no Brasil, impulsionado pela discussão acerca da transição energética, agora estimula as empresas de combustíveis Vibra, Raízen e Ipiranga a apostarem na criação de eletropostos em todo o país para os próximos anos.

Com um cenário de descarbonização crescente no Brasil, as companhias do ramo de combustíveis Vibra, Raízen e Ipiranga agora investem na expansão dos eletropostos no Brasil. Acredita-se que os postos de abastecimento dos veículos elétricos deverão crescer de forma significativa ao longo do próximo ano, uma vez que as empresas estão com projetos para construção de novos locais em todo o Brasil para 2023. 

Construção de eletropostos para o abastecimento de veículos elétricos é a nova aposta de Vibra, Raízen e Ipiranga para o ano de 2023 no Brasil 

A utilização de veículos elétricos vem, gradualmente, se tornando cada vez mais presente no território nacional e, com isso, a necessidade da criação de uma infraestrutura adequada para esses veículos está crescendo. Dessa forma, as empresas do ramo de combustíveis projetam uma forte expansão dos eletropostos em todo o país, que servem de locais para o abastecimento desses veículos e garantem mais praticidade para a recarga das baterias. 

Artigos recomendados

Entre as companhias, a Vibra é uma das principais no ramo, com projeção para instalar 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 deles em rodovias. A empresa pretende, com o projeto, desenvolver o maior corredor elétrico para o abastecimento de veículos desse tipo no Brasil.

Assim, o presidente da Vibra, Wilson Ferreira Júnior, disse: “A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários se deu porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, comprometendo a experiência do usuário em longas distâncias.”.

Além disso, a joint venture entre Shell e Cosan, a Raízen, inaugurou recentemente sua primeira estação de recarga elétrica Shell Recharge, num eletroposto de recarga rápida em São Paulo, e está com um projeto para realizar a instalação de uma rede com 35 eletropostos do tipo até o final do ano-safra, por volta do mês de março de 2023.

A companhia Ipiranga também está focada no ramo do abastecimento de veículos elétricos no Brasil e possui atualmente um plano para instalar 40 novos eletropostos pelo país, após ter finalizado o ano de 2021 com um total de 44 postos de recarga já em funcionamento. 

Empresas Vibra, Raízen e Ipiranga desenvolvem projetos para possibilitar o crescimento dos eletropostos para a recarga de veículos elétricos no país

Para o desenvolvimento do seu projeto de criação do maior corredor de eletropostos do país, a Vibra se uniu à startup EZVolt e agora pretende investir na construção de postos de recarga em estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios. Além disso, a meta atual da companhia de combustíveis é de disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030.

Já a Raízen aposta atualmente em parcerias com a Shell e com a Volkswagen para o desenvolvimento da cadeia de eletrificação dos veículos no país. Dessa forma, além do apoio à instalação dos eletropostos no país, a empresa também anunciou a participação na rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, para o desenvolvimento de soluções voltadas para os veículos elétricos no território nacional. 

Por fim, o grupo Ipiranga já é referência nacional na rede de eletropostos, com 44 postos em 21 cidades do país, e agora pretende construir mais 40 pontos de recarga elétrica nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul durante o próximo ano.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes