Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) investirá R$ 90 milhões em projeto de usina de energia eólica e solar na Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
28-09-2020 09:22:39
em Energia Renovável
Hidrelétrica - energia eólica - usina - Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)

Usina de energia eólica e solar será implantada no município de Casa Nova, na Bahia em 2021  

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), anunciou na sexta-feira que vai investir R $ 90,8 milhões (US $ 16,3 milhões / EUR 14 milhões) no desenvolvimento de um projeto híbrido que combina tecnologias eólica, solar e de armazenamento de energia.  

Leia também

Sistema hibrido envolvendo energia eólica e solar  

Especificamente, a companhia hidrelétrica brasileira está procurando desenvolver um sistema de geração híbrido inteligente com desempenho e produção de energia eólia e solar otimizados, afirma o gerente de Pesquisa, Consultoria de Desenvolvimento e Inovação (AEP) do Chef Jose Bione.  

A usina de energia eólica e solar será instalada no município de Casa Nova, na Bahia. Será composto por uma central de energia eólica, que funcionará em condições normais, e um parque fotovoltaico (FV) com sistema integrado de armazenamento de energia.

A companhia hidrelétrica Chesf também espera que a nova configuração da usina híbrida permita à empresa realizar um estudo de desempenho eficaz dos sistemas de armazenamento de energia por longos períodos, observou.

Sobre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)  

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a maior geradora de energia elétrica do País e uma das empresas mais importantes do Nordeste. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é a maior geradora de energia elétrica do País e uma das empresas mais importantes do Nordeste.

Com sede no Recife, a estatal faz parte da Eletrobras, do governo federal, também dona de outras empresas do setor elétrico, como: Furnas, Eletronuclear, Eletronorte, Eletrosul etc. A Chesf gera energia, transmite a mesma em linhas de transmissão em alta tensão e vende esse bem tão fundamental ao bem estar da vida moderna.

A capacidade instalada de geração da Chesf é de 10,3 mil megawatts (MW) de energia. A capacidade instalada é o quanto a empresa poderia gerar, caso as condições fossem ideais. Geralmente, a produção é menor do que a capacidade instalada porque para gerar nas suas hidrelétricas, a Chesf usa as águas do São Francisco.

Nos últimos anos, a empresa diminuiu a produção de energia para preservar a água, principalmente, no reservatório de Sobradinho, na Bahia. Por exemplo, o Nordeste consome, em média, mais de 11 mil MW médios. O MW médio é usado para indicar o consumo.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe