A utilização da tecnologia Mild Hybrid da Voith nos sistemas de transmissão em veículos elétricos permite que parte da energia de frenagem seja convertida e utilizada pelos próprios automóveis, garantindo mais eficiência nesse processo.
A companhia Voith está com uma solução inovadora para o segmento de descarbonização dos transportes nesta quinta-feira, (17/08). A utilização da tecnologia batizada de Mild Hybrid nos sistemas de transmissão de energia nos veículos elétricos, que contribui para uma otimização da sustentabilidade nos automóveis. Há então a conversão de energia de frenagem em energia elétrica para ser utilizada pelo veículo, o que pode se tornar o futuro do setor de transportes internacional, caso a companhia consiga atrair os olhares necessários para o segmento.
Utilização de tecnologia Mild Hybrid nos sistemas de transmissão de energia nos veículos elétricos garante mais otimização da descarbonização
O segmento de eletrificação dos veículos ainda enfrenta uma série de desafios, mesmo no cenário tecnológico atual, como o alto investimento necessário e a inacessibilidade da recarga dos automóveis.
No entanto, a companhia Voith desenvolveu uma solução bastante eficiente para contornar a questão do abastecimento, a utilização da tecnologia Mild Hybrid nos sistemas de transmissão de energia dos veículos elétricos, que permite mais facilidade na recarga do recurso.
- Nova Lei faz com que gesto obsceno no trânsito renda multa pesado e perda de pontos na CNH
- Nova geração do Hyundai Tucson: o SUV híbrido nacional que faz até 33 km/l e chega ao Brasil com 252 cv de potência
- Custando menos de R$ 25 mil reais, Jac J3 TURIN desbanca SIENA e VOYAGE com autonomia de 442 km e se consolida no mercado em 2024
- Toyota revoluciona com o Urban Cruiser: O NOVO SUV elétrico da Toyota com 184cv e autonomia surpreendente
A tecnologia permite que seja absorvida parte da energia de frenagem para convertê-la em energia elétrica armazenada em baterias, que serão a base do abastecimento dos veículos elétricos, solução altamente utilizada nos carros de Fórmula 1.
Segundo a companhia Voith, além de garantir mais facilidade no abastecimento, a utilização da tecnologia Mild Hybrid garante uma redução de até 10% no consumo de energia. Essa solução é a grande aposta da empresa para colaborar com o crescimento do mercado de descarbonização e eletrificação no segmento de transportes.
Assim, Rogério Pires, Diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo, comentou sobre a nova solução para veículos elétricos e disse que “Através de um sistema Mild Hybrid, o motor a combustão tem sua função primária otimizada, o que representa menor consumo e emissões de poluentes. Pode tornar-se uma tendência para o presente e abrir caminhos para novas tecnologias elétricas para os veículos. No segmento de veículos comerciais, qualquer ganho de eficiência energética é muito relevante pois representa redução direta dos custos da operação e torna o transporte muito mais sustentável”.
Além da tecnologia Mild Hybrid para sistemas de transmissão de energia, a Voith desenvolveu um sistema de tração eficiente
A utilização da tecnologia Mild Hybrid nos sistemas de transmissão dos veículos elétricos é apenas uma das inovações da companhia Voith para o mercado de descarbonização do segmento de transportes.
Isso, pois a empresa anunciou o sistema de tração elétrica da VEDS (Voith Electrical Drive System), um conjunto de motor de ímã permanente resfriado a água combinado com um inversor de alta eficiência que podem trabalhar em sistemas de 400 a 850V, que garantem uma melhor eficiência no consumo de energia dos automóveis.
A empresa afirmou que o sistema de tração elétrica pode ser considerado um dos mais robustos e com melhor tecnologia no mercado de transportes internacional. Além disso, a Voith anunciou que alguns resultados de testes na Europa já confirmam que os objetivos de eficiência propostos pelo VEDS e pelo sistema Mild Hybrid da Voith têm sido alcançados, possibilitando ainda mais qualidade na eletrificação de veículos elétricos em todo o mundo.
No Brasil, o mercado de veículos elétricos ainda está bastante estagnado e precisa de novas tecnologias e soluções para uma maior qualidade no abastecimento e recarga de energia nos automóveis e a tecnologia da Voith pode ser o futuro do segmento no país e na América Latina.