1. Início
  2. Curiosidades
  3. Como São Paulo ganhou seu nome? Tudo começou em 1554
SP
Faça um comentário 4 min de leitura

Como São Paulo ganhou seu nome? Tudo começou em 1554

Imagem de perfil do autor Romário Pereira de Carvalho
Escrito por Romário Pereira de Carvalho Publicado em 12/06/2025 às 16:49
São Paulo, Cidade, Metrópole, Origem
Imagem: Ilustração artística feita por IA
  • Reação
  • Reação
  • Reação
8 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Tudo começou com uma missa em 1554. Padres jesuítas fundaram um colégio e deram início à história da futura cidade de São Paulo

A maior metrópole das Américas teve início modesto. No dia 25 de janeiro de 1554, padres jesuítas realizaram uma missa na aldeia indígena de Piratininga. A cerimônia religiosa marcou o começo da história da cidade de São Paulo. Foi também o ponto de partida para a fundação de um colégio que mudaria a região.

Uma missa no alto da serra

A aldeia escolhida pelos jesuítas ficava no planalto de Piratininga. O local era habitado pelos guaianás, povo indígena da região. Segundo o escritor Marcello Rollemberg, o nome Piratininga vem do tupi e significa “lugar onde se seca o peixe”.

A missa foi celebrada numa quinta-feira por 13 padres. Eles subiram a trilha da Serra do Mar partindo da vila de São Vicente, no litoral. Entre os religiosos estavam Manoel da Nóbrega, Manoel de Paiva, Afonso Brás e o noviço José de Anchieta.

O objetivo era evangelizar

Os jesuítas pertenciam à Companhia de Jesus, ligada à Igreja Católica. Eles queriam expandir a catequese para o interior. Por isso, decidiram fundar o Colégio São Paulo de Piratininga, dedicado à educação dos indígenas.

O colégio só ficou pronto em 1556, mas a missa de 1554 é considerada o marco oficial da fundação. A pequena vila começou a se formar ao redor do colégio, onde hoje está o Pateo do Collegio e a igreja dedicada a São José de Anchieta.

Antes disso, o padre Manoel da Nóbrega já havia estado na aldeia. Em 1553, ele batizou 50 indígenas no local e retornou no ano seguinte para se estabelecer de forma definitiva.

São Paulo: Da vila à cidade

Com o passar do tempo, a vila cresceu. Mas foi apenas em 1711 que ela passou a ser oficialmente reconhecida como cidade. Até então, era conhecida como Vila São Paulo de Piratininga. O nome foi encurtado para São Paulo quando recebeu o título de cidade.

A vila tinha importância estratégica e, aos poucos, foi se tornando um polo político e econômico. Com o tempo, deu origem à capital paulista que hoje abriga quase 12 milhões de habitantes.

Por que o nome é São Paulo?

A escolha do nome da cidade está ligada à data da missa. O dia 25 de janeiro é celebrado pela Igreja Católica como o dia da conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

Esse apóstolo, mais tarde chamado de São Paulo, é também padroeiro da cidade de Roma. Para homenageá-lo, os jesuítas batizaram o colégio com seu nome. Assim, o vilarejo que surgiu em volta também passou a ser conhecido como São Paulo.

Segundo o site do Vaticano, todos os anos a Igreja comemora a data da conversão de Paulo nesse mesmo dia. A escolha da data para a missa foi, portanto, simbólica e religiosa.

A pintura que eternizou o momento

A famosa missa que deu origem a São Paulo foi retratada em pintura apenas séculos depois. A obra “Fundação de São Paulo” foi criada entre 1903 e 1907 por Oscar Pereira da Silva.

O quadro faz parte do acervo do Museu Paulista da USP. Ele mostra uma cena imaginada de como teria sido a celebração entre jesuítas e indígenas.

Segundo o jornal da USP, essa representação foi importante para construir o imaginário da história paulista no século 20. A pintura contribuiu para criar símbolos e valorizar o papel da cidade no contexto nacional.

Imaginário e identidade

A historiadora Michelli Cristine Scapol Monteiro analisa a obra em estudo para a Associação Nacional de História. Ela afirma que a pintura serviu como um mecanismo de criação de heróis e mitos.

A tela reflete mais o período em que foi pintada do que o evento em si. Ainda assim, é considerada uma peça valiosa para entender como o passado foi contado e consumido pela sociedade.

Um passado que vive no presente

A missa celebrada em 1554 marcou o início de uma transformação. Da catequese na aldeia até a formação de uma das maiores cidades do planeta, São Paulo cresceu sem apagar suas raízes.

A última informação importante é que, embora o marco histórico tenha sido a missa de 1554, o título de cidade só foi concedido oficialmente em 1711.

Com informações de National Geographic Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x