Descubra como funcionam os aviões que combatem incêndios e sua crucial importância para a segurança climática global. Conheça os principais modelos usados no combate ao fogo em todo o mundo.
Os recentes incêndios na Califórnia, que devastaram florestas e atingiram áreas urbanas, levantaram uma questão intrigante: como funcionam os aviões que combatem incêndios? Neste artigo, vamos detalhar o funcionamento desses aviões e explorar os modelos mais utilizados no combate ao fogo, mostrando sua importância crucial na proteção de vidas, propriedades e do meio ambiente.
Tipos de aviões usados no combate a incêndios atualmente
Antes de saber como funcionam os aviões que combatem incêndios, é crucial saber que há vários tipos de veículos utilizados nesta função, além de várias formas de uso. Nos helicópteros, o uso mais comum é um cesto colocado abaixo do veículo chamado de helibalde.
Esse cesto é flexível, podendo ser facilmente retirado e colocado na máquina, podendo ser abastecido com água ou no solo, ou em lagos, piscinas, entre outros. Também há helicópteros voltados exclusivamente para combater incêndios, como é o caso do BELL 205. Já mudando de veículos, para entender como funcionam os aviões que combatem incêndios, precisamos entender os modelos de aviões.
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Os aviões usados no combate a incêndio de asas fixas possuem uma grande variedade de modelos, com alguns podendo ser utilizados de forma fixa e outros de forma temporária, se dividindo entre leves, médios e pesados.
Entre os leves o mais popular é o Aitr Tractor AT-802F, uma aeronave monomotor altamente versátil e popular no combate a incêndios florestais. Com várias opções de configuração, com motor radial ou turboélice, com um ou dois assentos em modelos tradicionais ou anfíbios, este, que é um dos aviões usados no combate a incêndios, foi originalmente projetado para fins agrícolas, sendo conhecido como o “Trator dos Ares”.
Como funcionam os aviões que combatem incêndios de porte médio?
Nesta categoria, existem tanto aviões projetados para essa função, como o Canadair CL-215/415 e o Beriev Be-200 russo, como aviões que foram projetados para outros fins, mas podem receber adaptações rápidas e outros aviões que podem ser convertidos para a tarefa.
Já na classe dos pesados, temos aviões bem grandes e, o maior do mundo, por bastante tempo, foi o McDonnell Douglas DC-10 30 e é operado pela 10 Tanker Air Carrier. Contudo, a aeronave já foi anteriormente operada por companhias como National Airlines, Pan Am, American Airlines, Hawaiian Airlines e Omni Air.
Sua frota é composta por 4 veículos que eram voltados para o tráfego de passageiros e foram convertidos para uso no combate de incêndios com capacidade para despejar até 35 mil litros de água. Além deste, também existiu outro modelo anterior, contudo, este foi aposentado. Esses aviões maiores são mais comuns em combates a incêndios florestais, mas podem ser contratados para combater incêndios em outros lugares.
Maior avião de combate a incêndios do mundo atualmente
Em 2009, o DC-10 perdeu seu título para o Boeing 747-400, sendo este um verdadeiro herói no combate a incêndios florestais. A empresa responsável por essa maravilha é a Global SuperTanker, empresa fundada por ex-funcionários da Evergreen International, que foram pioneiros no uso do 747 como aeronave para combate a incêndios.
Embora a empresa Evergreen tenha fechado as portas em 2013, o legado da empresa continua através do supertanker, que é o maior avião de combate a incêndios já construído.
O N744ST é um Boeing 747-400, fabricado em 1991 para a Japan Airlines (JAL), onde voou até 2010. Depois, foi transformado para cargueiro na versão Boeing Converted Freighter (BcF) e voou por pouco mais de um ano na Evergreen, antes de ser estocado após o fim da empresa.