Com planos de vender automóveis sem volante nem pedais, Apple quer revolucionar mercado de carros elétricos em 2025

Valdemar Medeiros
por
-
24-11-2021 15:57:50
em Automotivo, Veículos Elétricos
Apple - Iphone - carros elétricos - carros autônomos - volante - pedais Informações divulgadas recentemente pelo insider sugerem carro da apple sem pedais ou volantes — Foto: Reprodução/CarsUK

Surpreendendo mais uma vez, a fabricante do iPhone, Apple, afirma que seus automóveis não terão pedais e nem volantes. Além disso, os carros elétricos inovadores tem seus semicondutores produzidos pela mesma equipe que desenvolve os chips dos smartphones

Já parou pra imaginar um veículo sem pedais ou volantes? Essa é a ideia da Apple, que está desenvolvendo seus carros elétricos seguindo esta ideia, entretanto não exatamente como nós idealizamos. O projeto, que recebeu o nome de Titan, é um modelo 100% elétrico e com um alto nível de autonomia, que tem planos de ser lançado na linha de automóveis da fabricante do iPhone, em 2025. A Apple passou os últimos anos estudando a evolução do mercado de carros elétricos autônomos limitando a aceleração e a direção, como é feito com alguns modelos no mercado de automóveis.

Leia também

Dona do iPhone evolui no setor de carros elétricos

A ideia da Apple é simples, lançar automóveis tão revolucionários quanto o seu primeiro iPhone, que foi apresentado em 2007. Entretanto, para que isso aconteça, a empresa terá que encarar várias outras fabricantes de carros elétricos que já estão trabalhando duro na criação de automóveis autônomos por mais tempo, como é o caso a Waymo e a Tesla. Mesmo sendo iniciante no setor de carros elétricos, parece que a fabricante do iPhone tem dado grandes passos, de acordo com colaboradores.

O chip semicondutor utilizado em seu modelo já está em estágio avançado de desenvolvimento. A parte interessante é que o chip do modelo não foi desenvolvido pela equipe de engenharia de carros elétricos da empresa, mas sim, pelo time de desenvolvedores que produzem os chips do iPhone, Mac e iPad.

O sistema ainda não passou por testes nas ruas, mas essa etapa não está em um futuro tão distante assim. O chip conta com processadores neurais com capacidade de trabalhar com IA ao lado de sensores autônomos.

Apple já possui uma frota de 69 automóveis para testes

A tecnologia deve ser testada em carros elétricos preparados pela própria fabricante do iPhone. A Apple conta com uma frota de 69 SUVs Lexus para testar suas experiências em tecnologia, de acordo com uma secretária de Veículos Automotores da Califórnia.

Engenheiros de alto respaldo de montadoras como Tesla, Ford, Volkswagen e Mercedes-Benz foram recrutados para o projeto ambicioso que marcará a entrada da empresa no mercado que aparenta ser mais competitivo que os de smartphones, mas nesse caso, ainda não é a “maçã mordida” que domina o pedaço.

Apesar da fabricante do iPhone não tocar muito no assunto, há informações de que o projeto de carros elétricos está sendo desenvolvido desde 2015 e atualmente já conta com cerca de 5 mil colaboradores atuando.

Saiba mais sobre os automóveis da Apple

Embora a ideia de um veículo que não possui volante soe interessante para a empresa, os modelos contarão com um volante que tem um design não convencional para momentos de emergência.

Entretanto, a decisão final ainda não foi tomada. Além disso, é claro que, tão importante quanto o volante, são as telas de entretenimento, que de acordo com informações, deixarão a Tesla com inveja, já que prometem uma tela para cada assento.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe