Com o mercado automotivo global sofrendo com os altos preços das commodities, empresas estão sendo ‘obrigadas’ utilizar energias renováveis e acelerar o processo de eletrificação da frota de veículos para conter custos operacionais

Paulo Nogueira
por
-
12-05-2022 10:59:04
em Automotivo, Veículos Elétricos
carros elétricos e energias renováveis O mercado automotivo global busca formas de baixar custos operacionais: Fonte: How Stuffs Works

A importância de uma matriz energética menos dependente do petróleo acabou ficando evidente para muitos empresas que dependem dessa commodity

No último mês, a LeasePlan Internacional organizou um webinar para fazer uma análise sobre a questão das commodities, que inclui o mercado automotivo, comportamento dos consumidores e o desenvolvimento de suprimentos global. A intenção foi mostrar para fornecedores e profissionais de frotas qual é o futuro da economia global, onde as energias renováveis e a eletrificação da frota de veículos pode ajuda-las a se prepararem para isto. Confira abaixo um pouco mais sobre tudo o que foi debatido:

A inflação é uma questão que tem preocupado não só o mercado brasileiro, como também o europeu e o norte americano. Junto a isso, a cadeia de suprimentos passa por uma turbulência, com os preços de matérias-primas como alumínio, níquel e paládio nas alturas.

Artigos recomendados

O maior impacto é no mercado automotivo

Há também falta de mão de obra para concluir serviços do setor de transporte. Sendo assim, a disponibilidade de componentes para veículos continua sendo uma questão preocupante, já que, além dos semicondutores, agora também a distribuição de chicotes elétricos está prejudicada.

LeasePlan Internacional | Webnar sobre o futuro da economia Global

Como os países são afetados com as commodities neste patamar

O aumento dos preços das commodities significa um risco maior de recessão em muitos países onde as taxas de juros permanecem elevadas. Os custos mais altos de peças e materiais de veículos, combinados com a demanda por veículos novos, estão levando a um aumento nos preços de carros novos e também usados. 

Além disso, os preços do petróleo e do gás aumentaram drasticamente, e fizeram com que o mercado e os consumidores buscassem energias renováveis. Por isso, na Europa e na América do Norte, governos e empresas privadas estão procurando energia limpa como a solução. E este pode ser o estímulo que o mercado precisa para acelerar a eletrificação da frota de veículos.

O comportamento do consumidor mudou. A demanda por serviços caiu enquanto a demanda por bens aumentou em algumas partes do mundo. Isso aconteceu por conta dos problemas na cadeia de suprimentos, e também com os aumentos significativos no preço da energia e dos alimentos, o que puxou a inflação para níveis mais altos.

Então, é preciso imaginar um cenário em que os preços dos combustíveis permaneçam altos por pelo menos dois anos, e assim já planejar a transição para fontes de energia renovável; ou seja, fazer a eletrificação da frota.

Fonte: evcom.com.br e LeasePlan Brasil

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.