Com ajuda de energia solar, painel é capaz de produzir água potável do nada

Fábio Lucas
por
-
21-04-2022 19:14:45
em Energia Solar
energia solar painel luz solar água potável Fazenda de água na Universidade Estadual do Arizona. Fonte: Hidropainéis FONTE




Técnologia de startup americana já é testada em mais de 50 países ao redor do planeta

Com as mudanças climáticas, à água potável está se tornando cada vez mais valiosa e disputada pelos países. De acordo com dados da UNICEF, uma em cada três pessoas no planeta não possui acesso à água potável. Além disso, dados revelam que metade da população mundial viverá em áreas de escassez de água nos próximos anos.  

Tecnologia inventada em 2014 pode salvar o planeta

A Source Global, empresa sediada nos Estados Unidos, está trabalhando em uma tecnologia que pode extrair água potável a partir do ar e da luz solar. Além disso, o equipamento é capaz de fazer tudo isso em regiões isoladas do planeta e sem energia elétrica.  

Como funciona a tecnologia? A Source Global produz hidro painéis que usam a energia solar para condensar a água potável completamente limpa e livre de poluentes. Basicamente, é um sistema que se assemelha bastante a um painel de energia solar comum, todavia, ao invés de produzir energia, é capaz de produzir água potável.  

energia solar painel luz solar água potável
Fazenda da Source situada em Dubai. Créditos da imagem: Source

O sistema possui painéis solares comuns que capturam a energia e opera o dispositivo sem a necessidade de uma fonte de energia externa. A energia é usada para girar ventiladores que estão nos painéis. Os ventiladores aspiram o ar ambiente e jogam eles para um material absorvente que captura a água. O vapor da água fica preso e, logo em seguida, é extraído e coletado. 

O equipamento ainda possui minerais que deixam a água potável e pronto para ser usada. A empresa já instalou cerca de 450 painéis em 52 países ao redor do mundo.  

Thomas Borns, gerente de vendas da Source Global nos Estados Unidos, explicou como funciona a tecnologia dos painéis para a produção de água potável. 

O fazemos dentro de nossa máquina é causar condensação passiva e usar meios eficientes para coletar à água. O Hydropanel é composto por um painel solar tradicional que alimenta todo o sistema. Ladeando isso de ambos os lados estão esses dois retângulos pretos ou escuros que chamamos de painéis solares térmicos que absorvem o máximo de energia térmica possível”.  

Vídeo da Source explicando a tecnologia

O sistema conseguiu atrair a atenção para o Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo. Através da Breakthrough Energy, empresa do bilionário americano, US$ 150 milhões foram investidos na startup. 

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.