Colombiana Ecopetrol compra 30% de Gato do Mato da Shell no pré-sal

Ecopetrol Shell Pré sal

Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.

A colombiana Ecopetrol informou adquirir 30% da Shell em participações, direitos e obrigações de duas áreas correspondentes ao Contrato de Concessão BM-S-54 e ao Contrato de Produção Compartilhada Sul de Gato do Mato, localizado na bacia de Santos no Brasil. Em maio a colombiana comprou fatia da Shell e da Chevron no campo de saturno .

Sob esse contrato, a Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.

Além dessas empresas de petróleo, o governo brasileiro também participa do Contrato de Produção Compartilhada, por meio do Pré-Sal Petróleo SA (PPSA). Após o desconto dessa ação, o consórcio manterá proporcionalmente as porcentagens acima.

Três poços que descobriram hidrocarbonetos leves foram perfurados nesses dois blocos. O consórcio continuará executando atividades e operações para iniciar a produção nos próximos anos.

“A união dessa descoberta no pré-sal brasileiro com empresas de classe mundial faz parte de nossa estratégia de crescimento e internacionalização, focada em bacias de alto potencial como Santos, no Brasil. Esta aquisição equilibra nosso portfólio de produção adicionando hidrocarbonetos leves. Em 2018, anunciamos a entrada no pré-sal, uma área com um dos maiores potenciais do continente. Hoje fortalecemos nossa presença fazendo parte de uma descoberta que nos dará produção em alguns anos “, disse Felipe Bayon , presidente da Ecopetrol.

Segundo as estimativas da Ecopetrol, a empresa poderá incorporar cerca de 90 milhões de barris de petróleo bruto em recursos contingentes a partir de 2020, que serão gradualmente adicionados ao seu saldo de reservas. A Ecopetrol também estima que sua participação na produção possa totalizar cerca de 20.000 barris por dia de petróleo bruto em 2025.

Este acordo está alinhado à estratégia da empresa de disciplina de capital e crescimento sustentável em reservas e produção e fortalece a posição da Ecopetrol na bacia de Santos, no Brasil . A participação de Gato do Mato aumentará nossa posição atual nos blocos Pau-Brasil e Saturno.

O contrato assinado pela Ecopetrol  e Shell está sujeito às respectivas aprovações de atribuição à Ecopetrol pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outras condições usuais de transação.

A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e é uma empresa de petróleo integrada entre as 50 maiores do mundo e as quatro maiores da América Latina.

Além da Colômbia , onde gera mais de 60% da produção do país, atua em exploração e produção no Brasil , México , Peru e Estados Unidos ( Golfo do México ). A Ecopetrol opera a maior refinaria da Colômbia , a maior parte da rede de oleodutos e polidutos do país, e está aumentando significativamente sua participação em biocombustíveis.

Flavia Marinho

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.