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Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 24 comentários

China está exportando tantos carros elétricos que os veículos sem venda estão se acumulando nos portos

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 20/06/2024 às 19:19
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Aumento das exportações chinesas de veículos elétricos e seu impacto global. Conheça os desafios e oportunidades!

Aumento das exportações chinesas de veículos elétricos e seu impacto global. Conheça os desafios e oportunidades!

Atualmente reconhecida como a maior exportadora de automóveis do mundo, a China enfrenta desafios significativos em sua ambição de dominar o mercado global de veículos elétricos.

Com um plano agressivo de exportação, fabricantes chineses como a BYD aumentaram notavelmente sua produção, mas isso resultou em uma série de complicações logísticas e políticas, especialmente na Europa.

Auge da Exportação e Desafios Logísticos

Crescimento da Frota e Necessidade de Navios

Os fabricantes de automóveis chineses estão em uma fase de rápida expansão, buscando exportar centenas de milhares de veículos elétricos pelo mundo. Segundo dados da Veson Nautical citados pela Reuters, a China possui atualmente a oitava maior frota de transporte marítimo do mundo, com 33 navios. No entanto, para atender à crescente demanda, as companhias encomendaram 47 navios adicionais, o que representa um quarto de todos os pedidos globais.

Esses esforços posicionarão a China como uma potência no transporte de veículos, elevando sua frota de 2.4% atual para 8.7% do mercado global.

Estratégias de Distribuição dos Veículos Elétricos e Desafios na Europa

Apesar de seu domínio na produção e exportação, os fabricantes chineses enfrentam problemas significativos ao chegar aos portos europeus. Segundo relatos, os veículos estão se acumulando nas instalações portuárias, afetando outras operações portuárias e transformando esses espaços no que alguns chamam de “estacionamentos” de carros recém-chegados.

Isso se deve em parte à falta de planejamento para o transporte interno dos portos até os concessionários ou compradores finais.

Reações e Medidas Regulatórias

Tarifas e Barreiras Comerciais

Em resposta à avalanche de veículos elétricos chineses, alguns países estão considerando medidas protecionistas. Os Estados Unidos, por exemplo, mantêm uma tarifa de 27.5% sobre os veículos elétricos chineses, uma barreira que manteve a maioria dos carros elétricos chineses fora do mercado americano.

Em contraste, a Europa ainda não estabeleceu barreiras tarifárias comparáveis, embora a Comissão Europeia esteja avaliando como responder à esperada inundação de veículos elétricos chineses econômicos.

Os fabricantes de automóveis chineses estão em uma fase de rápida expansão, buscando exportar centenas de milhares de veículos elétricos pelo mundo. Fonte : BYD

Perspectivas Futuras

Lições e Oportunidades

A entrada massiva de veículos elétricos chineses em mercados estrangeiros sublinha a necessidade de um planejamento prévio mais robusto por parte dos fabricantes. A criação de redes de distribuição eficazes e a colaboração com empresas locais poderiam mitigar muitos dos problemas logísticos atuais.

Além disso, adaptar-se às normativas ambientais e de mercado em diferentes regiões será crucial para o sucesso contínuo dos fabricantes chineses no cenário global.

Veículos elétricos: Inovação e Sustentabilidade

A longo prazo, a inovação contínua e o compromisso com a sustentabilidade desempenharão papéis chave na manutenção da liderança da China na indústria automotiva elétrica. À medida que o mercado global evolui, as estratégias de exportação e distribuição também devem se adaptar para assegurar não apenas a expansão, mas também a aceitação em mercados internacionais cada vez mais competitivos e regulados.

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Galileu
Galileu
21/06/2024 20:02

“Depois de PILOTAR o nosso elétrico (Dolphin), arrancar e ultrapassar como o Ayrton, até em aclive, acelerar e chegar antes do sinal fechar, graças ao torque instantâneo, sinto até um tédio “dirigindo” nosso a combustão, um Ônix Ltz 1.4 (ótimo carro, mas sem a mesma “pegada” do elétrico).

Isac
Isac
Em resposta a  Galileu
22/06/2024 06:35

Estou ansioso! Já encomendei mais 3 plataformas..
Bora ganhar Dinheiro..

Paulo
Paulo
Em resposta a  Galileu
23/06/2024 09:52

É só não esquecer de abastecer em casa,porque perder tempo no posto, ninguém merece…

Ademilton Carlos Ferreira
Ademilton Carlos Ferreira
22/06/2024 08:40

Ainda bem que o Brasil tem um governo de visão progressista, temos nossa fábrica de carros elétricos chinês quase funcionando, chupa Tesla.

Raymundo Teles
Raymundo Teles
Em resposta a  Ademilton Carlos Ferreira
23/06/2024 10:40

Boa observação

Moacyr carvalho
Moacyr carvalho
Em resposta a  Ademilton Carlos Ferreira
23/06/2024 13:47

Vdd, a revolução do carro elétrico vei pra ficar, os fabricantes das geringonças do motor a combustão e os sheik árabes não vão engolir fácil essa revolução.

Claudio Pereira
Claudio Pereira
Em resposta a  Ademilton Carlos Ferreira
23/06/2024 18:05

Kkkk, não estão fabricando no brasil e tudo vem da exportação 😀😀😀

Victor
Victor
Em resposta a  Claudio Pereira
25/06/2024 12:23

Ainda…

Ivo Cezar de Brida
Ivo Cezar de Brida
22/06/2024 10:53

A culpa pela bagunça é de quem compra!
Se o mercado tá lotado ou a logística é ineficiente, pare de comprar!
A China quer vender e entregar e os otários é que se virem!!!

Saulo
Saulo
Em resposta a  Ivo Cezar de Brida
22/06/2024 11:31

E eu tenho um zero, até ontem tinha outro da mesma marca e não me arrepebdo

Antonio Jurandir Novaes
Antonio Jurandir Novaes
22/06/2024 12:14

Absurdo o Brasil admitir essa ganância da BYD, deveria proibir essa importação de tantos carros elétricos chineses, atravancando nossos portos, inaceitável.

Seu zica
Seu zica
Em resposta a  Antonio Jurandir Novaes
22/06/2024 13:49

Ué, cadê o livre mercado, o capitalismo? Ah, é chinês, está errado, eles não podem, claro, se fossem uns europeus ou americanos (brancos), até a **** está aberta para tudo!

Haroldo
Haroldo
Em resposta a  Seu zica
22/06/2024 15:14

Esses carros são isentos de impostos e o governo taxa comprinhas de 50 dólares kkkk

Paulo Nogueira(@petroleo)
Active Member
Em resposta a  Antonio Jurandir Novaes
23/06/2024 14:15

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Ivo Cezar de Brida
Ivo Cezar de Brida
22/06/2024 18:16

Desculpem, me expressei mal, na verdade a culpa é de quem importa e não do consumidor final. Nada contra o carro elétrico!

Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

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