1. Início
  2. / Construção
  3. / Honda, um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, para de desenvolver e fabricar motores a combustão a gasolina e a diesel
Tempo de leitura 4 min de leitura

Honda, um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, para de desenvolver e fabricar motores a combustão a gasolina e a diesel

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 21/05/2021 às 12:20
Atualizado em 25/05/2021 às 13:03
Honda - Volkswagen - Ford - Toyota - produção - emprego - fábrica - SP - Gol - Voyage - Golf - Renault - General Motors
Fábrica da Honda / Fonte: Reprodução – Via Google

Após Volkswagen, Renault e Volvo, a Honda anuncia o encerramento da produção de motores a combustão a gasolina e a diesel para focar nos carros elétricos

A multinacional Honda, um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, anunciou que, em 2040, a fábrica da Honda em Sumaré, interior de São Paulo, não estará mais produzindo motores a combustão, a gasolina e a diesel, e que o foco da montadora será voltado em fabricação de carros elétricos. Embora estejamos falando do futuro, essa decisão foi tomada agora. O chefão da marca anunciou, também, o novo plano estratégico, que inicia com a eletrificação do portfólio europeu até o fim de 2022. Em 2030, a marca promete 40% das vendas globais, subindo para 80% em 2035, e 100% em 2040.

Leia também

O anúncio ocorreu no Japão, onde a Honda informou que encerrará a produção de motores a combustão, a gasolina e a diesel de forma global até 2040. Isso significa que possivelmente, bem antes dessa data, as linhas de motores como L, P e R ficarão na memória dos amantes da marca.

Embora defenda os carros híbridos, a multinacional Honda reconhece que a produção do os carros elétricos é um caminho sem volta, e que não dá para seguir sozinha, fazendo seus motores a gasolina ou diesel, por mais eficientes que sejam.

Honda deve manter os motores a combustão até meados da próxima década

Tudo indica que a japonesa deve continuar fabricando os motores a combustão até meados da próxima década, indo na contramão de suas concorrentes, que já se preparam para o fim de pistões, bielas, virabrequim e válvulas.

Apesar dessa decisão, a Honda busca a neutralidade de carbono até 2050. Um grande exemplo disso é aqui no Brasil, em que as fábricas da japonesa no Sul e Nordeste usam energia de parques eólicos próprios.

E não para por aí, além da sustentabilidade na produção, a Honda terá uma gama de carros elétricos a partir de uma plataforma específica, chamada de: Architecture.

O chefão da marca anunciou, também, o novo plano estratégico, que se inicia com a eletrificação do portfólio europeu até o fim de 2022. Em 2030, a marca promete 40% das vendas globais, subindo para 80% em 2035, e 100% em 2040.

A Japonesa fechou parceria com a General Motors e as gigantes vão acelerar a eletrificação do portfólio da Honda e Acura

A multinacional japonesa não perde tempo quando se trata de investimentos e fechou uma parceria com a gigante General Motors, nos EUA, para acelerar a fabricação de veículos elétricos do portfólio da Honda e Acura.

Haja visto que a Honda se comprometeu em fabricar 10 novos carros elétricos para a China até 2026, O e:Prototype é o primeiro dessa leva de produtos próprios, sendo ele uma releitura energizada do Novo HR-V.

A Honda planeja apenas três modelos híbridos importados para o Brasil. No Brasil, o que se diz atualmente é que o futuro está ligado à hibridização flexível, mas com etanol dominando.

Com a Honda e outras montadoras estabelecendo uma data final para a produção dos motores a combustão, a gasolina e a diesel para focar nos carros elétricos, já se tem uma ideia de quando o brasileiro não poderá mais comprar carro flex zero km.

Volkswagen convoca candidatos sem experiência em todas as áreas para vagas em fábricas de SP e PR

A multinacional alemã Volkswagen, a maior multinacional fabricante de automóveis do mundo, enxerga a importância de apoiar os jovens a ingressar no mercado de trabalho. A empresa está com vagas de trainee em suas fábricas de SP e PR para candidatos sem experiência e à procura do primeiro emprego.

Esta é uma oportunidade voltada para os graduados entre 2016 e 2020 que tenham interesse em atuar em uma das localidades da empresa no País: São Bernardo do Campo (SP), Vinhedo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Pré-requisitos:

  • Inglês avançado;
  • Experiência profissional prévia;
  • Formação: 12/2016 a 12/2020; podendo ser a 2º graduação;
  • Ter disponibilidade para atuar em qualquer localidade da Volkswagen do Brasil,

As inscrições estão abertas até 30 de maio, e podem ser feitas diretamente no site da empresa neste link. Boa sorte a todos!

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos