Ceará bate recorde e entra no top 10 dos estados brasileiros com maior potência de energia solar em geração distribuída

Valdemar Medeiros
por
-
07-02-2021 11:57:29
em Energia Renovável
Ceará - energia solar - geração distribuída Energia solar no Ceará

Com mais de dez mil conexões e postos em operação, Ceará ganha destaque dentre os estados que já contribuem com a geração distribuída de energia solar

A Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar emitiu nota esta semana falando sobre o Top 10 dos estados com energia solar instalada e em pleno funcionamento. Para a felicidade e orgulho dos nordestinos, o estado do Ceará se destacou com de 10.402 conexões operacionais, distribuídas por 181 municípios, totalizando uma faixa de 98,4% sobre os demais estados. Isso rendeu ao estado entrar na categoria Top 10 dos estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída.

Leia também

De acordo com um recente mapeamento feito pela Absolar, o Ceará possui cerca de 161,5 megawatts (MW) em operação, isso somando as residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e demais prédios públicos. Atualmente, em torno de 13.229 consumidores de energia elétrica que já sentem a redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Ceará é TOP 10 na geração de energia solar

O estado se encontra na 9° posição do ranking da Absolar, com grande possibilidade de subir de categoria. Segundo a Absolar, o Ceará sozinho é responsável por 3,5% de todo o parque e unidades brasileiras de geração de energia solar distribuída. Além do Ceará, o estado da Bahia também vem se destacando na área.

“A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, relatou Jonas Becker, coordenador estadual da Absolar no Ceará.

Para Rodrigo Sauaia, “a tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.