Menu
Início Carros solares: por que ainda não dominam as estradas como os veículos elétricos? Uma pesquisa recente revela por que essa inovação ainda não se popularizou

Carros solares: por que ainda não dominam as estradas como os veículos elétricos? Uma pesquisa recente revela por que essa inovação ainda não se popularizou

8 de dezembro de 2023 às 00:50
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Carros solares: por que ainda não dominam as estradas como os veículos elétricos? Uma pesquisa recente revela por que essa inovação ainda não se popularizou
Carro solar da Lightyear (Imagem / Divulgação)

A ideia de carros movidos a energia solar, capturando combustível gratuito do céu e eliminando preocupações com autonomia e tempo de recarga, parece ser o Santo Graal da eletromobilidade. No entanto, uma pesquisa recente da DW Planet A revela por que essa inovação ainda não vingou globalmente.

Empresas como a Sono Motors, na Alemanha, e a Lightyear, na Holanda, investiram na construção de seus próprios carros solares, mas acabaram enfrentando a falência. “Há muitas maneiras de arruinar o conceito”, dizem os especialistas.

Para entender os desafios, a pesquisa nos leva a Aachen, na Alemanha, onde a equipe Solar Raceteam Sonnenwagen trabalha em um dos veículos elétricos mais eficientes do mundo. Este carro, mais parecido com uma mesa de pingue-pongue do que com um veículo convencional, destaca a importância da aerodinâmica e da leveza para a eficiência energética.

Artigos recomendados
covestro Solar Raceteam Sonnenwagen
Covestro – Solar Raceteam Sonnenwagen

Primeiro carro solar e novos desafios

O primeiro carro solar foi criado em 1955 por William G. Cobb, da General Motors, mas a construção de carros solares é mais complexa do que simplesmente instalar células solares em um veículo pequeno. Um dos principais desafios é o ângulo do sol, pois as células solares geram mais energia quando estão perpendiculares ao sol. As células especiais necessárias são caras, cerca de 35 mil dólares, e precisam ser robustas e integradas de forma segura ao carro.

Outro problema é o peso, os carros solares comerciais são muito mais pesados do que os carros de corrida solares, e a energia solar só pode produzir uma quantidade limitada de energia. Isso torna difícil operar apenas com energia solar, e, como outros veículos elétricos, eles também possuem baterias que podem ser recarregadas na rede elétrica.

A fabricação dessas células solares é complexa, especialmente porque, em carros solares, elas precisam ser curvas

A integração dessas células em partes do carro não é fácil, e todo o processo é caro, a Sono Motors precisaria de 200 a 300 milhões de euros apenas para iniciar a produção em massa.

Além disso, há incertezas sobre quantos quilômetros um carro solar pode realmente percorrer, variando de 293 a 5.100 quilômetros por ano, dependendo de vários fatores, como tamanho do painel solar, localização geográfica e condições climáticas.

Empresas como a Lightyear tiveram que aumentar significativamente o preço de seus veículos devido aos altos custos de fabricação, enquanto a Sono Motors está reestruturando e vendendo suas capacidades de fabricação de automóveis.

Embora existam carros solares nas estradas, como o Hyundai Sonata com teto solar, que oferece apenas alguns quilômetros extras por dia, a realidade é que os painéis solares em carros ainda são mais um recurso de design do que uma solução prática.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar