Carro voador: Táxi elétrico que voa da Embraer é revelado e será lançado no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
25-03-2021 11:34:04
em Logística e Transporte
Carro voador - Embraer - Táxi elétrico Taxi elétrico da Embraer – Fonte: Reprodução Google

Embraer decide dar um passo investindo no futuro com o seu novo Táxi elétrico


A Embraer revelou nesta semana as primeiras imagens do teste feito com um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O “carro voador”, ainda não possui um nome oficial. Ele tem o intuito de proporcionar transporte individual para as pessoas da cidade grande, como uma alternativa aos táxis aéreos tradicionais.

Leia também

O protótipo está sendo desenvolvido pela Eve, setor designado para mobilidade urbana criada pela Embraer X

Por motivos de segurança, o carro voador da Embraer é controlado remotamente e ainda não tem capacidade de levar pessoas. Os próximos passos envolvem avançar no desenvolvimento de superfícies de controle, software e propulsão.

O protótipo de Táxi elétrico da Embraer conta com dez hélices movidas por motores elétricos e pode ter dois rotores adicionais para melhorar o desempenho nos chamados voos de cruzeiro. Ainda assim o carro voador deve ter uma aparência inspirada em pequenos helicópteros de controle remoto e manter um estilo “futurista”.

A expectativa da Eve é que o Táxi elétrico funcione totalmente no modo autônomo e ofereça um serviço parecido ao dos ubers. Os passageiros poderiam solicitar o táxi aéreo pelo celular.

O futuro para ter carros voadores está mais perto do que se imagina

Fugindo um pouco do nosso pais, em setembro do ano passado, no Salão de Pequim, a sartup de veículos elétricos mostrou o primeiro de uma série de carros voadores que estão em desenvolvimento e tem uma expectativa de serem comercializados em 2022 em território chinês.

Assim como o protótipo de carro voador da Hyundai Elevate o modelo da Xpeng passa longe de se parecer um carro. Ele parece com um pequeno helicóptero, ou um drone gigante.

O veículo pode atingir até 25 metros de voo e pode estacionar verticalmente. Além disso, ele vem equipado com piloto automático.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.