O Polo Marlim compreende as concessões, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul. Segundo o informe da Petrobras a estatal se manterá como operadora dos campos
A Petrobras, informa nesta manhã (14/12) em fato relevante o início da fase não vinculante referente à venda de 50% de sua participação do Polo Marlim, localizadas predominantemente em águas profundas na Bacia de Campos. Foi autorizada pela Alerj, PEC que destina todos os recursos de royalties do pré-sal para saúde e educação pública do estado do RJ
Leia também
- Itaúsa emite debêntures bilionário para comprar a Liquigás
- Maior refinaria da Petrobras, a Replan, bate recorde de processamento de óleos do pré-sal
- A semana encerra com recrutamento de profissionais para vagas de emprego de ensino fundamental e médio na Usina Bom Jesus
O Polo Marlim compreende as concessões, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul. Segundo o informe da Petrobras a estatal se manterá como operadora dos campos.
Segundo Carlos José Travassos, gerente executivo de Águas Profundas, a iniciativa está longe de ser um movimento de saída da Petrobras da Bacia de Campos. “Esse é um requisito fundamental para a continuidade de nossas operações em cenários mais desafiadores. Ele é só uma parte do plano de renovação já em andamento para a Bacia de Campos, que abrange a campanha exploratória dos 14 blocos adquiridos entre 2017 e 2019 e ocupam uma área praticamente com a extensão de uma nova Bacia de Campos”, afirma Travassos.
- Petrobras anuncia MEGA projeto de FPSOs em Sergipe: Descubra como a MAIOR empresa de petróleo do país irá atender à crescente demanda global de energia
- Galp e Petrobras disputam participação em DESCOBERTA de 10 bilhões de barris de petróleo
- 5.111 km e 38 bilhões de metros cúbicos: China e Rússia inauguram um dos maiores gasodutos do planeta!
- Petrobras lança edital para plataformas FPSO’s para atender uma das maiores regiões petrolíferas do Brasil: Sergipe Águas Profundas SEAP-I e SEAP-II
Travassos afirma também, que a revitalização de Marlim abrange a interligação de mais de 100 poços aos sistemas já em operação, projetos de desenvolvimento complementar, novos sistemas de produção com a instalação de três novos FPSOs, a reorganização das malhas de escoamento, a recuperação de integridade de unidades existentes. “O estabelecimento de uma parceria em Marlim permite o compartilhamento de custos e riscos e claro de oportunidades. Esse movimento reforça a geração de caixa, importante não só para a redução da nossa dívida, mas garante os investimentos previstos no plano de renovação da Bacia de Campos”, conclui o gerente executivo de Águas Profundas.
Petrobras explica em comunicado que os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão instruções sobre o processo de desinvestimento e que as principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.
A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com o procedimento especial de cessão de direitos de exploração.
Sobre o Polo Marlim na Bacia de Campos – Petrobras
O Polo Marlim compreende 4 concessões de produção localizadas na Bacia de Campos, onde a Petrobras é a operadora dos campos com 100% de participação.
Os campos de Marlim e Voador estão localizados em águas profundas, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Juntos Marlim e Voador produziram em média cerca de 68,9 mil barris de óleo por dia e 934 mil m3/dia de gás, entre janeiro e outubro de 2020.
O campo de Marlim Sul, está situado ao sul dos campos de Marlim e Marlim Leste e, produziu cerca de 109,6 mil barris de óleo por dia e 2.062 mil m3/dia de gás de janeiro a outubro de 2020.