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Carro consumindo muito e falhando? Especialista ensina como limpar TBI corretamente em casa

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/05/2025 às 19:53
Descubra como limpar TBI do seu carro em casa e dê adeus ao consumo alto e falhas! Tutorial simples para motor eficiente.
Descubra como limpar TBI do seu carro em casa e dê adeus ao consumo alto e falhas! Tutorial simples para motor eficiente.

A limpeza do corpo de borboletas (TBI) é crucial para economizar combustível e garantir o bom desempenho do motor. Descubra o passo a passo de como limpar TBI você mesmo e evite problemas.

Muitos motoristas não sabem, mas entender como limpar TBI é um passo importante na manutenção preventiva, especialmente para carros com injeção direta. Especialista explica como você pode fazer esse procedimento em casa, de forma correta e segura.

Seu carro está com consumo elevado de combustível ou apresentando falhas e oscilações na marcha lenta? Um dos culpados pode ser a sujeira no corpo de borboletas, também conhecido como TBI. A boa notícia é que realizar a descarbonização deste componente pode resolver esses problemas e melhorar a performance do seu veículo.

Por que a limpeza da TBI é tão importante para o seu carro?

A TBI, ou Corpo de Borboletas, é a peça que controla o fluxo de ar para dentro do motor. Com o tempo, é comum o acúmulo de verniz, depósitos de carbono e borras nessa região e em todo o sistema de admissão (coletor, dutos, válvulas e até na cabeça do pistão). Essa sujeira atrapalha o fluxo de ar, podendo causar a famosa oscilação na marcha lenta, falhas e aumento no consumo de combustível.

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A principal causa desse acúmulo é o fenômeno do “blow-by”: gases da combustão que escapam pelos anéis do pistão e, junto com vapores do óleo lubrificante, retornam ao sistema de admissão através do respiro do motor, gerando carbonização.

Preparando-se para a limpeza

Descubra como limpar TBI do seu carro em casa e dê adeus ao consumo alto e falhas! Tutorial simples para motor eficiente.

Antes de iniciar o processo de como limpar TBI, alguns preparativos são essenciais. Primeiramente, o motor do carro deve estar na temperatura ideal de trabalho. Ligue o veículo e deixe-o aquecer até que a ventoinha do radiador acione. Esse é o momento ideal para começar.

Você precisará de um produto descarbonizante específico para limpeza do sistema de admissão. É crucial escolher um produto de qualidade que não cause danos aos sensores do sistema de injeção. Se o seu carro possui acelerador eletrônico (sem cabo), você também precisará da ajuda de outra pessoa para manter o motor acelerado durante o procedimento.

Passo a passo de como limpar TBI em casa com segurança e eficácia

Com o motor aquecido, o primeiro passo prático de como limpar TBI é desmontar a mangueira ou duto que conecta o filtro de ar ao corpo de borboletas, para ter acesso direto a ele.

Em seguida, com o carro ligado e com o auxílio de outra pessoa para manter a rotação do motor entre 2.000 e 3.000 RPM, aplique o produto descarbonizante em jatos curtos diretamente na TBI. Geralmente, um frasco do produto é suficiente para uma limpeza completa. Este processo limpará não apenas a TBI, mas também o coletor de admissão, dutos do cabeçote, válvulas e até a cabeça do pistão.

Após aplicar todo o produto, mantenha o carro em marcha lenta por aproximadamente 5 minutos. Depois, acelere o motor umas 10 vezes, atingindo rotações próximas a 3.000 RPM. Para otimizar a limpeza, recomenda-se rodar com o carro por cerca de 10 minutos em uma estrada, mantendo uma rotação similar.

Observações importantes durante e após aprender como limpar TBI

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Durante e logo após o processo de como limpar TBI, é completamente normal observar a saída de uma fumaça branca pelo escapamento. Isso ocorre porque toda a sujeira e os depósitos removidos são queimados junto com a mistura ar/combustível.

Para evitar o acúmulo excessivo de sujeira, recomenda-se realizar este tipo de limpeza a cada 10.000 quilômetros. Este procedimento é benéfico para todos os motores, sejam eles de injeção direta ou indireta, pois ambos os sistemas estão sujeitos à formação de depósitos no sistema de admissão.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 5.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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