Carro a hidrogênio de baixo custo faz 400 km com um único tanque

Valdemar Medeiros
por
-
30-12-2021 15:18:43
em Automotivo, Veículos a Hidrogênio
Carro movido a célula de hidrogênio - carro a hidrogênio - autonomia SLRV chegará ao mercado custando apenas 15 mil euros – foto: SLRV/Divulgação




Movido a célula de hidrogênio, carro fabricado por empresa alemã poderá ser um dos mais cobiçados do mundo dos híbridos. A expectativa é que o veículo chegue ao mercado nos próximos anos    

A Safe Light Regional Vehicle (Veículo Regional Ligeiro Seguro) – SLRV, o novo e inovador carro movido a hidrogênio com design futurista vem sendo desenvolvido para utilizar célula de combustível, de alta eficiência. Dessa forma, os desenvolvedores do SLRV acreditam que seu novíssimo carro elétrico terá uma mobilidade segura, além de poupar o uso de recursos do planeta. No quesito autonomia, o SLRV de dois lugares poderá chegar aos 400 km. O novo modelo é indicado para realizar viagens de curta distância.

Leia outras notícias relacionadas

Leve, econômico e seguro, novo carro a célula de combustível já é muito aguardado pelo mundo automobilístico

O Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt – DLR (Centro Aeroespacial Alemão) é responsável pelo desenvolvimento do SLRV. De acordo com o Centro, o carro movido a célula de hidrogênio é extremamente leve e muito seguro, pesando apenas 90kg de chassi e 450kg de peso total, com o design em formato de “sanduíche”, oferecendo um espaço interno suficientemente aconchegante.

O carro considerado ‘peso leve’, combina perfeitamente com o seguro e eficiente sistema de condução de células de hidrogênio. Com dois lugares e um espaço avaliado em torno de 3,8m de comprimento e teto baixo, que garante uma resistência mínima de aerodinâmica, sua arquitetura geral transparece leveza e equilíbrio, algo que outros modelos dessa mesma categoria, chamados de L7e (veículos ligeiros), dificilmente conseguem alcançar com êxito.

Visando também entrar na categoria de veículos emissões zero, DLR avança no desenvolvimento de carros e cria um modelo híbrido, movido a “pilha” de combustível/bateria

O SLRV, além de possuir design leve, possui um sistema de propulsão híbrido, que garante o máximo de eficiência de recursos possível. Os desenvolvedores da DLR interligaram uma pequena célula de hidrogênio de potência contínua de 8,5 kW a uma bateria, com intuito de criar o grupo motopropulsor, que fornece uma potência adicional de 25 kW no quesito aceleração.

Esta combinação feita em laboratório pesa muito menos do que as baterias convencionais, proporcionando um alcance de aproximadamente 400 km, além de permitir uma velocidade máxima de 120 km/h. Na parte interna do veículo, entre os dois bancos, há um tanque de 39L, podendo armazenar cerca de 1,6 kg de hidrogênio.

Moderno e compacto, SLRV pode ser exemplo de mobilidade e tecnologia

O SLRV é adequado para pequenos deslocamentos, além de ser indicado também para serviços de transporte público de passageiro entre bairros, dentro de zonas urbanas, ou até mesmo intermunicipais, tudo isso devido ao seu eficiente sistema de reabastecimento de hidrogênio.

Estima-se que veículos deste modelo poderão complementar os transportes públicos locais em zonas suburbanas e rurais, além de servir também como um segundo tipo de carro mais ecológico.

Já se tratando de valores de compra do SLRV, a DLR estima que o preço do carro movido a célula de hidrogênio deverá ficar em torno de 15.000 euros. Dotado de uma quilometragem máxima de 300.000 quilômetros e uma vida útil aproximada de 10 anos, seu preço equivale a aproximadamente 10cm/km.

General Motors pulveriza o menor e mais barato carro elétrico do mundo: conversível Mini EV Cabrio atinge 300 km por carga e vira fenômeno de vendas com seu preço de apenas 3000 euros

A joint venture SAIC-GM-Wuling produziu um dos carros elétricos que viraram fenômeno na China, o Wuling Hong Guan Mini EV. Este carro elétrico, o mais barato do mundo, é tão popular entre os motoristas chineses que a General Motors fez um modelo conversível para 2022: o novo Wuling MINI EV Cabriolet tem apenas três metros de comprimento, roda 300 km por carga e atinge 100 km/h.

O minúsculo veículo foi uma aposta ousada da GM para um nicho de mercado estranho, em que coisas que copiam a identidade de produtos famosos ganham notoriedade pela clonagem explícita, como é o caso recém anunciado pelo Click Petróleo e Gás em que uma montadora chinesa clonou a icônica Kombi da Volkswagen, logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca.

A GM simplesmente viu 270.000 unidades serem vendidas em apenas nove meses. Com sede em Liuzhou, a Wuling, a montadora da GM está colocando as mangas de fora e lança no mercado a versão conversível do carro elétrico mais barato do mundo, seu “irmão” Mini EV Cabrio.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.