O caminhão elétrico, desenvolvido por uma empresa suíça, se tornou o maior em mineração do mundo e de quebra gera a energia que necessita
Desenvolvido na Suíça, um caminhão elétrico de 45 toneladas está sendo considerado o maior do mundo em operação. E esse título não é somente no quesito peso e tamanho, o desempenho do caminhão elétrico de mineração é de cair o queixo, com um motor contendo um conjunto de baterias de 600 kWh que não necessitam de carregamento.
Com o nome de eDumper, ele foi construído pela empresa suíça Kuhn Schweiz, especializada em fornecer maquinário para o setor de mineração. Tendo como base um modelo convencional da japonesa Komatsu, a empresa instalou um motor elétrico com um conjunto de baterias.
O caminhão elétrico é capaz de suportar uma carga de até 65 toneladas de mineração. Por isso, ele conta com um conjunto de freios potentes, que geram eletricidade para alimentar as baterias do motor. O sistema todo pode gerar um excedente de energia de 200 kWh.
- Corolla vai virar uma picape da Toyota! Corolla picape 2025 é confirmada e virá para destronar S10, Hilux, Toro e outras
- BMW M5 Nürburgring 1995: o lendário sedã esportivo artesanal dispara em valor e chega a 500 mil reais, consolidando-se como joia rara para apaixonados por carros clássicos!
- Coleção de carros antigos abandonados em fazenda dos EUA inclui Cadillacs e Lincolns, todos cobertos de poeira e detritos
- China e Stellantis anunciam mega investimento de €4 bilhões em fábrica de baterias na Espanha
OS 10 CAMINHÕES ELÉTRICOS MAIS AVANÇADOS
Revolução ou incoerência?
Por mais que a ideia de eletrificar caminhões seja incoerente, por conta das peças volumosas e pesadas, é fato que produzir caminhões elétricos compensa exatamente por conta desses fatores, uma vez que eletrificá-lo pode compensar nesse sentido.
O caminhão elétrico possui 9,11m de comprimento, 4,26m de altura e largura, um conjunto gigante de baterias, o que faz ele ser comparado a um Tesla S com pacote de longo alcance.
De acordo com a empresa do caminhão elétrico, um caminhão a diesel que for substituído pelo caminhão de mineração elétrico poderá economizar até 100.000 litros de diesel por ano, deixando de emitir até 262 toneladas de CO2.