1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BYD ultrapassada? Novo SUV elétrico da GAC chega ao mercado com impressionante autonomia de 1.000 km e recarga em menos de 9 minutos!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

BYD ultrapassada? Novo SUV elétrico da GAC chega ao mercado com impressionante autonomia de 1.000 km e recarga em menos de 9 minutos!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/08/2024 às 00:01
Atualizado em 02/08/2024 às 10:58
BYD ultrapassada? Novo SUV elétrico de montadora estrangeira chega ao mercado com impressionante autonomia de 1.000 km e recarga em menos de 9 minutos!
Foto: AION V/Divulgação

Novo SUV elétrico da GAC chega ao mercado automotivo entregando autonomia de 1 mil km, motorização inédita e tecnologias de ponta. Conheça o Aion V, carro elétrico da montadora GAC mais aguardado no mercado asiático para este ano.

A montadora GAC lançou recentemente na China a segunda geração do Aion V, um novo SUV elétrico da GAC que integra a linha da submarca global da empresa. A GAC tem planos ambiciosos de inaugurar uma fábrica de carros no Brasil, onde os modelos elétricos da Aion estão entre os mais cogitados.

Novo SUV elétrico da GAC revoluciona em autonomia e motorização

O novo Aion V, montadora GAC, recebeu uma significativa repaginada, especialmente na dianteira, que ganhou faróis maiores e um novo para-choque com entradas de ar renovadas. Na parte traseira, as luzes do novo SUV elétrico da GAC agora estão dispostas verticalmente, promovendo um design mais moderno e atraente.

Em termos de dimensões, o Aion V 2024 é ligeiramente menor que seu antecessor. O veículo, que entrega ótima autonomia, mede atualmente 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura, com um entre-eixos de 2,77 m. O porta-malas tem uma capacidade inicial de 427 L, que pode ser expandida  para 987 L com bancos rebatidos.

A montadora GAC oferece duas opções de motorização para o Aion V, ambas com apenas um único motor elétrico. A versão básica produz 203 cv e 24,47 kgfm de torque, enquanto a versão mais potente gera 224 cv mantendo o mesmo torque. Ambas aceleram de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Novo SUV elétrico da GAC entrega 750 km de autonomia na versão mais básica

O Aion V está disponível com baterias de fosfato de ferro-lítio de várias capacidades, sendo elas 62,3 kWh, 62,7 kWh, 75 kWh, 75,3 kWh e 90,2 kWh. Segundo o ciclo CLTC, essas baterias oferecem autonomias de 520 km, 650 km e 750 km, respectivamente. Com a arquitetura de carregamento de 400V, as baterias podem recuperar até 370 km de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.

A combinação de motores e baterias está disponível em 11 versões diferentes, que variam de acordo com os pacotes de equipamentos oferecidos. Todos os modelos vêm equipados com uma central multimídia de 14,6 polegadas e um painel digital LCD.

interior do Aion V/GAC Motors

O interior do Aion V é repleto de equipamentos de última geração. Entre os destaques estão as saídas de ar e maçanetas de metal, além de uma barra iluminada no painel.

O SUV também vem com dois carregadores por indução, um para o motorista e outro para o passageiro, e um compartimento de 6,6 litros que pode resfriar até -15°C ou aquecer até 50°C. O modelo conta também com os seguintes equipamentos:

  • Compartimento de resfriamento e aquecimento;
  • Quadro de instrumentos digital LCD;
  • Central multimídia de 14,6’’;
  • Barra iluminada no painel;
  • Dois carregadores por indução;
  • Saídas de ar e maçanetas em metal.

Quando o novo SUV elétrico da GAC chegará ao mercado automotivo?

Um dos grandes atrativos do novo SUV elétrico da GAC é seu sistema avançado de condução autônoma, o ADiGO Pilot, gerenciado pelo chip NVIDIA Orin-X. Nos modelos mais sofisticados, o SUV vem equipado com lidar no teto, radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos, conferindo ao veículo uma direção inteligente e radical.

Na China, o novo SUV elétrico da GAC possui preços que variam entre 129.800 e 189.800 yuans. Embora a montadora GAC ainda não tenha confirmado quais modelos trará para o Brasil, alguns carros da linha Aion foram exibidos durante uma visita de executivos chineses ao estado do Amapá, um dos locais cotados para a instalação da nova fábrica.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x