Bolsonaro inaugura usina de energia solar em Goiás e garante que “o sol não será taxado”

Flavia Marinho
por
-
31-08-2020 15:39:00
em Energia Renovável
usina-solar-fotovoltaica-goiás-bolsonaro Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 3.900 usina solar, de geração centralizada, em operação em todo o Brasil

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 3.900 usinas solares, de geração centralizada, em operação em todo o Brasil

No último sábado (29/08), o presidente Jair Bolsonaro fez um anúncio no município goiano de Caldas Novas, onde participou da inauguração de uma usina de energia fotovoltaica, junto com o ministro das Minas e Energia, Bento Gonçalves, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). O Brasil tem insentivado a energia renovável – uma Usina Fotovoltaica será instalada no Distrito de Irrigação de Ponto Novo, na Bahia, para reduzir conta de luz dos agricultores

Leia também

No evento, o presidente voltou a se colocar contra a cobrança de taxas sobre geração de energia solar, afirmando que “o sol não será taxado”. Em janeiro, Bolsonaro já havia dito que, após conversas com a cúpula do Congresso, a taxação sobre a atividade estava “sepultada”.

O presidente passou a se posicionar com mais firmeza sobre o assunto depois que uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) previu mudanças nos subsídios para a compensação da energia produzida em usinas fotovoltaicas. A medida foi depois revista.

Usina solar, localizada no estado de Goiás

A usina solar, localizada no estado de Goiás, pertence ao Grupo diRoma e é formada por 26 projetos de geração distribuída localizados no município de Caldas Novas (GO) e soma uma potência instalada de 5,6 MWp, capaz de atende o equivalente a 4.265 famílias.

“E quando eu olho aqui para a direita e vejo uma mini fazenda ou uma chácara urbana de placas fotovoltaicas eu me emociono. Também pelo empreendedorismo e é difícil empreender neste País, estamos ajudando a legislação com o apoio de vossa senhoria, prezada deputada, prezados deputados aqui da bancada de Goiás o trabalho é de vocês também para nós fazermos um Brasil mais leve com menos burocracia, menos regras de modo que isso se torne possível e já trabalhamos muito nesse sentido”declarou o Presidente na cerimônia de inauguração.

Com recursos originados da natureza – a radiação solar -, a utilização da fonte solar para geração de energia elétrica é uma forte aliada à preservação do meio ambiente. Em 20 anos, a usina inaugurada hoje evitará que cerca de 12.053 toneladas de CO2 sejam emitidas na atmosfera. Isso equivale à plantação de 956 mil árvores.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 3.900 usinas solares, de geração centralizada, em operação em todo o País. Já na Geração Distribuída, o Brasil possui mais de 280 mil usinas, com cerca 3.600 MW de potência instalada. Desse montante, 198 MW referem-se a 12.252 usinas localizadas no estado de Goiás, das quais 43% (5.290) foram conectadas na rede de janeiro a meados de agosto deste ano.

O estímulo à geração de energia elétrica limpa e renovável é uma das bandeiras do Ministério de Minas e Energia (MME), que neste ano conquistou a isenção de impostos de importação para equipamentos de energia solar e a criação de “debentures verdes”.

De acordo com o Plano Decenal de Energia Elétrica 2029 (PDE 2029), pelas regras atuais, a capacidade instalada da fonte solar em empreendimentos centralizados passará de 2,1 GW para 10,6 GW em 10 anos e a geração distribuída alcançará a marca de 11 GW.

A visão estratégica do MME é investir na diversificação da matriz, aumentando a inserção de fontes renováveis com maior racionalidade econômica. Atualmente, as fontes limpas (hidrelétrica, eólica, biomassa e solar) representam cerca de 83% da capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira, colocando a matriz elétrica do Brasil entre as mais limpas do mundo.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe