As bolsas de mestrado e doutorado na Alemanha são válidas durante o tempo de duração do curso, tendo o valor de 850 euros mensais e um montante fixo extra de 20 euros
As inscrições para bolsas de mestrado e doutorado foram abertas pela Fundação Rosa Luxemburgo para alunos que querem estudar na Alemanha. As inscrições ficam abertas até o dia 1º de outubro de 2022. Para se inscrever, CLIQUE AQUI!
As bolsas de mestrado e doutorado são válidas durante o tempo de duração do curso, tendo o valor de 850 euros mensais e um montante fixo extra de 20 euros. Benefícios adicionais de até 86 euros também estão disponíveis para seguro de saúde e enfermagem.
A Fundação Rosa Luxemburgo atribui bolsas de todas as disciplinas para os doutorandos, menos para medicina, odontologia e medicina veterinária. O financiamento dura dois anos, mas tem a possibilidade de ser prorrogado, tendo uma bolsa mensal de 1300 euros.
- Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos! O Sebrae abre 300 vagas para cursos gratuitos, com auxílio transporte público, lanche diário e material didático; Veja como participar!
- Gigantes Amazon e DIO liberaram 10.000 vagas em curso gratuito online (EAD), com conteúdo prático e certificado garantido para turbinar sua carreira
- Devido à escassez de profissionais no setor de tecnologia da informação, IMD abre mais de 500 vagas em cursos técnicos gratuitos na área de TI com foco em capacitar brasileiros na profissão do futuro!
- Quer um certificado reconhecido pelo MEC para turbinar o seu currículo? Universidade liberou dezenas de vagas em curso gratuito e online (EAD) em gestão pública com certificação garantida
Quais os critérios de seleção e como se candidatar?
Os candidatos à bolsa de mestrado ou doutorado devem possuir um desempenho acadêmico acima da média, um engajamento político e social que estejam de acordo com objetivos e metas da Fundação Rosa Luxemburgo, uma compreensão da língua alemã (nível B2 ou superior) e antecedentes pessoais/familiares
Para o candidato conseguir concorrer a uma das bolsas da Fundação Rosa Luxemburgo, ele precisa apresentar os seguintes documentos, todos em formato PDF:
- Enviar um certificado de matrícula/admissão em alguma instituição de ensino superior alemã reconhecida pelo Estado, informando os semestres universitários concluídos e o curso de estudo da disciplina. Sem essas informações o certificado não será considerado.
- Possuir cartas de recomendações de professores universitários sobre sua capacidade de realizar e estudar. Deve ser em alemão ou inglês e não tem um modelo.
- Currículo profissional: curriculum vitae em forma tabular (em alemão ou inglês com o caminho educacional completo).
- Cópia da maior qualificação educacional, como certificado de bacharelado ou diploma intermediário, com indicação da nota final. Caso não esteja disponível em alemão ou inglês, o candidato deve ter uma tradução não certificada)
- Certificado de que possui habilidades e compreensão da língua alemã pelo menos no nível B2, mesmo que os estudos em inglês estejam completos.
- Informações sobre o curso na universidade, como Transcrição de Registros; notas; visões gerais de desempenho; Certificados intermediários.
Além disso, o candidato a bolsa de mestrado ou doutorado deve possuir uma evidência de compromisso social, demonstrando estar de acordo com os valores da fundação. Por exemplo, meios que comprovem seu envolvimento com grupos políticos, partidos, sindicatos, clubes, comitês universitários e ONGs.
O candidato à bolsa deve ter uma cópia do passaporte e deve solicitar um visto de estudo para a Alemanha ou autorização de residência no país. No momento da candidatura para a bolsa, se não for possível apresentar os documentos, o prazo para o aluno enviar o visto/autorização vai até o dia 1º de abril de 2023.
Para mais informações, CLIQUE AQUI!
Conheça a Fundação Rosa Luxemburgo
A Fundação Rosa Luxemburgo foi fundada em 1990 e representa uma instituição sem fins lucrativos vinculada ao partido da Esquerda (Die Linke). Ela possui sua sede em Berlim, na Alemanha, oferecendo apoio a pesquisas, estudos e publicações de diversas temáticas, como gênero, questões agrárias, direitos humanos, transparência e democracia.
Os bolsistas recebem, além do apoio financeiro, outros tipos de apoio, como eventos de educação política, cursos de verão, workshops dentro e fora da Alemanha, simpósios e viagens. A Fundação Rosa Luxemburgo também prepara treinamentos práticos em áreas como retórica, gerenciamento de conflitos e outras habilidades.