Biogás – Alternativa para geração de energia elétrica em substituição ao gás natural e novos empreendimentos

Roberta Souza
por
-
05-02-2021 19:52:29
em Energia Renovável
Biogás, energia elétrica energia Usina de biogás

As usinas de biogás são uma alternativa de geração de energia e não gera tantos impactos socioambientais quanto o gás natural

O uso do biogás produzido como subproduto de aterros sanitários é um elo importante entre os projetos de saneamento e o setor de energia. Segundo dados do Siga – Sistema de Informação de Geração de Energia, da ANEEL, existem atualmente 21 projetos de geração de energia a biogás de RSU – resíduos sólidos urbanos, em oito estados, representando 174 MW de energia elétrica autorizada.

Veja ainda outras notícias do dia:

Formas para utilizar o biogás como fonte de energia:

Existem três maneiras de usar o biogás como fonte energética: a primeira é por combustão direta, a segunda é a gaseificação e a terceira é a reprodução de processos naturais. Nos processos naturais, a ação de microrganismos em um ambiente anaeróbio fará com que a matéria orgânica se decomponha e, assim, emita biogás.

Projetos eficientes e sustentáveis:

Um projeto de aterro sanitário pode incluir uma solução para usar o biogás para gerar eletricidade. Nesse caso, é possível prever a energia elétrica gerada pelo mesmo operador do aterro (desde que devidamente autorizado pela ANEEL) e a venda do biogás para outra geradora de energia. Dessas duas opções, a comercialização da energia gerada ou biogás pode trazer maior sustentabilidade financeira ao projeto final de tratamento de resíduos.

Na segunda possibilidade, o biogás pode ser considerado para a produção de energia, principalmente vinda de aterros cujas atividades estão prestes a ser encerradas. Um método é transferir o direito de manutenção do aterro para um agente privado, que tem o direito de usar o biogás gerado para geração direta, ou vendê-lo para um agente licenciado que usa o material para geração.

Desafios do uso de biogás:

O potencial de geração de energia com biogás em aterros enfrenta obstáculos como dificuldades operacionais, custo de conexão das usinas à rede e os custos associados à compra e manutenção de equipamentos, na maioria importados e, portanto, atrelados ao dólar, variação da geração do biogás e imprevisibilidades do preço da energia.


Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos