1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Aumento dos combustíveis: Petrobras é acusada de propaganda enganosa sobre o preço da gasolina
Tempo de leitura 2 min de leitura

Aumento dos combustíveis: Petrobras é acusada de propaganda enganosa sobre o preço da gasolina

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/09/2021 às 10:26
gasolina Petrobras combustível
Petrobras reajusta em 12% o preço da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira. Foto: Agencia Brasil

Procuradores Gerais buscam barrar na justiça ação publicitária da Petrobras sobre o preço dos combustíveis

Procuradoria Geral do Estado (PGE) de 11 estados e do DF ingressaram com uma ação civil pública visando a retirada de uma propaganda supostamente enganosa do site da Petrobras sobre a gasolina. A ideia dos procuradores é que seja retirado urgentemente uma peça de publicidade que informa a composição dos preços dos combustíveis da estatal.

A peça de propaganda é informada que a Petrobrás não é a responsável pelo aumento de preços dos combustíveis mesmo com um aumento de 51%. A publicidade é um texto com a assinatura de Joaquim Silva e Luna, presidente da estatal. 

Petrobrás combustíveis gasolina diesel
Imagem de usina da Petrobras. Foto: Petrobrás

O texto informa que a Petrobrás recebe somente R$ 2 de cada R$ 6 pagos pelos brasileiros pelo litro da gasolina. A peça tenta colocar a culpa pelo preço do combustível a cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, o ICMS, que é cobrado pelos estados. 

A ação civil pública foi assinada pelos procuradores dos seguintes estados: da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Amapá e Minas Gerais, além do Distrito Federal

Petrobras divulga novos contratos sobre venda de Gasolina e Diesel 

Petrobrás está se movimentando para buscar reduzir o impacto do combustível no consumidor final com o aperfeiçoamento das cláusulas comerciais e operacionais. Na última sexta-feira, a Petrobrás anunciou novos modelos de contratos que buscam a simplificação da venda de gasolina e óleo diesel rodoviário e marítimos

A ideia da Petrobrás é que o novo modelo de contrato traga mais flexibilidade para a estatal, além de aumentar a competitividade no mercado nacional. A Petrobrás destaca que as mudanças são necessárias para lidar com o mercado de gasolina e óleo diesel no país que vem passando pela entrada do produto importado por terceiros, além do processo de desinvestimentos em refinarias.  

Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos