1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / ArcelorMittal, AES Brasil e Eneva investem em nova empresa, a chamada Brasil Energy Exchange (Beenx), com foco em serviços para mercado livre de energia
Tempo de leitura 2 min de leitura

ArcelorMittal, AES Brasil e Eneva investem em nova empresa, a chamada Brasil Energy Exchange (Beenx), com foco em serviços para mercado livre de energia

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/12/2022 às 16:54
Arcelormittal, AES, Eneva, energia
Foto: Reprodução pixabay.com

A ArcelorMittal, AES Brasil e Eneva apoiaram a criação da nova empresa Brasil Energy Exchange (Beenx)

O crescimento do mercado livre de energia gerou novas expectativas para as empresas brasileiras AES Brasil, ArcelorMittal e Eneva, que junto com a companhia de inteligência energética Fohat Corporation investiram na criação da Brasil Energy Exchange. Conhecida como Beenx, a nova empresa oferece um ambiente 100% digital para negociação de energia elétrica, de certificado de energia limpa e produtos financeiros  para integrantes da área.

A Beenx é a primeira companhia a oferecer tantos negócios da área da energia em um só sistema

De acordo com as informações divulgadas pelo Investing.com, a Brasil Energy Exchange entrou em operação como a primeira empresa de energia a oferecer negociação de energia elétrica, de certificado de energia limpa e produtos financeiros em um só ecossistema. Logo, a empresa foi pontuada pelo conceito conhecido como “one stop shop”, ou loja de apenas uma parada, nesta quarta-feira.

Além disso, a Brasil Energy Exchange é pioneira quando se trata de criar uma infraestrutura de mercado de energia em Blockchain na América Latina. Esse sistema oferece integração de ponta a ponta através de um modelo que junta gestão de “backoffice” (a retaguarda do negócio, ou seja, os setores administrativos, que têm pouco ou nenhum contato com os clientes), de riscos e outros serviços inéditos à operação de trading.

Benefícios da utilização da plataforma Beenx de energia

Segundo a Brasil Energy Exchange, suas inovações permitem que todo o ciclo de vida da negociação seja realizado dentro da plataforma de operação, desde o planejamento, passando pela inserção de flexibilidade, da sazonalização, da assinatura contratual, até a contratação de seguros, o que facilita a centralização de todos os documentos necessários num só lugar.

Ademais, a companhia afirma que “ao permitir que as transações sejam feitas todas em um único ambiente, a Beenx proporciona aos compradores e vendedores mais segurança, transparência e isonomia na composição de preços, além de reduzir os riscos de inadimplência e custos operacionais”.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos