Apple e Tesla construirão sistema de estocar energia solar que alimentará 7 mil casas à noite

Fábio Lucas
por
-
03-04-2021 13:02:58
em Energia Renovável
Energia Solar / Pixabay Energia Solar / Pixabay

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão trabalhando para melhorar o meio ambiente. Com isso, a Apple está criando um projeto que terá a participação da Tesla para armazenagem de energia solar

A energia solar é uma fonte inesgotável de energia que as grandes empresas do mundo estão passando a usar cada vez mais. A Apple decidiu construir uma estação que armazenará energia solar. A ideia é fazer essa construção perto de uma usina fotovoltaica, que fica na região central da Califórnia. A Tesla não ficou para trás nesta história.

Capacidade do projeto

O projeto é ambicioso. A ideia é que a estação de armazenamento tenha a capacidade de até 240 megawatt-houra de energia. Esse número é bastante alto, tendo a capacidade de manter até 7 mil casas em um único dia. Hoje, a usina que fornece energia solar para a Apple envia diretamente para a empresa 130 megawatts por dia, porém, ela não tem a capacidade de enviar a noite.

Onde entra a Tesla nesta história?

O projeto da Apple é gigantesco, precisando de tecnologia de ponta para o armazenamento de energia. Por conta disso, as baterias necessárias para o projeto virão todas da Tesla. A ideia é que a instalação da Apple possua 85 mega pacotes de baterias de Íon de lítio. Ou seja, tecnologia de ponta a favor do meio ambiente e da energia solar.

Energia solar: Apple e Tesla juntas ajudando o meio ambiente

Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente da Apple, destacou que o grande problema da energia solar é que ela é intermitente. Porém , ela se mostrou confiante que o projeto entre a Apple e Tesla dará bons resultados.

Isso acontecendo, outras empresas terão um incentivo a mais para fazer o mesmo: ”Se pudermos fazer isso e mostrarmos que funciona para nós, isso tira a preocupação com a intermitência e ajuda a rede em termos de estabilização. É algo que pode ser imitado ou desenvolvido por outras empresas”.

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.