ANP publica autorizações que poderão ampliar produção de etanol e biometano auxiliando no avanço do Brasil com relação a uma matriz energética mais limpa e renovável

Flavia Marinho
por
-
27-09-2021 14:55:31
em Usina e Agronegócio
etanol - preço - biometano - ano - biocombustíveis Etanol / Imagem Google

Com a nova autorização da ANP, Impasa Agroindustrial passa a ser a maior instalação produtora de etanol do Brasil em termos de capacidade autorizada

ANP, o órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil, publicou neste dia (27/9), no Diário Oficial da União, duas autorizações a usinas produtoras de etanol e biometano, de que poderão auxiliar no avanço do país com relação a uma matriz energética mais limpa e renovável.

Leia também

Zeg Biogás e Energia recebe autorização da ANP para instalação de biometano em São Paulo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, autorizou a Zeg Biogás e Energia, a iniciar operação de uma instalação produtora de biometano de aterro sanitário, em São Paulo. Trata-se da primeira planta desse biocombustível aprovada no Estado, e a quarta do Brasil.

O biometano é um combustível renovável e representa um melhor aproveitamento dos resíduos existentes em aterros sanitários já sendo utilizado em diversos países. Representa ainda um incremento na oferta de gás a ser injetado na rede de distribuição.

A ANP regulamentou a qualidade do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto em 2017, com a Resolução ANP nº 685/2017, e em 2018, regulamentou o exercício da atividade de produção de biometano, com a Resolução ANP nº 734/2018.

Impasa passa a ser a maior instalação produtora de etanol do Brasil

A segunda autorização foi dada à Inpasa Agroindustrial S.A., localizada em Sinop/MT, referente ao aumento da capacidade de produção, de 1.750 m³/d para 3.000 m³/d de etanol hidratado e 1.750 m³/d para 3.000 m³/d de etanol anidro. Com isso, a unidade, que produz etanol a partir do milho, passa a ser a maior instalação produtora de etanol do País em termos de capacidade autorizada.

  • Veja AQUI a autorização à Zeg Biogás e Energia S.A.
  • Veja AQUI a autorização à Inpasa Agroindustrial S.A.: 
  • Veja AQUI a Resolução ANP nº 685/2017: 
  • Veja AQUI a Resolução ANP nº 734/2018:
Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe