Andritz fornecerá equipamentos para projeto de mineração com sustentabilidade da Nexa no Mato Grosso

Ruth Rodrigues
por
-
05-05-2022 12:58:29
em Mineração
O projeto da Nexa está prevendo a mineração com sustentabilidade e sem o uso de barragens no Mato Grosso e, agora, contará com o apoio dos equipamentos de ponta da companhia Andritz para a exploração de diversos minérios como o chumbo e o cobre Filtros de prensa do projeto Aripuanã/Foto: ANDRITZ




O projeto da Nexa está prevendo a mineração com sustentabilidade e sem o uso de barragens no Mato Grosso e, agora, contará com o apoio dos equipamentos de ponta da companhia Andritz para a exploração de diversos minérios como o chumbo e o cobre

O Projeto Aripuanã, localizado próximo da cidade de Aripuanã, em Mato Grosso, agora contará com os equipamentos da companhia Andritz, que anunciou na última terça-feira, (03/05), a parceria com a Nexa. Assim, a empresa de fabricação de equipamentos fornecerá filtros prensa para que a companhia da mineração possa levar a iniciativa de exploração mineral com sustentabilidade e compromisso ambiental adiante de forma mais eficiente e produtiva. 

Projeto de mineração com sustentabilidade da Nexa irá explorar ferro, chumbo e cobre sem a utilização de barragens para garantir um compromisso ambiental

A companhia de mineração Nexa está cada vez mais em busca de diversificar o mercado mineral no Brasil e atrair novos olhares para a sustentabilidade. Assim, a empresa desenvolveu o Projeto Aripuanã, localizado na Serra do Expedito, a 25 km da cidade de Aripuanã, no estado do Mato Grosso. Essa planta de exploração será responsável pela adoção de práticas sustentáveis, como a não utilização de barragens e o reaproveitamento de recursos, visando uma nova dinâmica de exploração mineral no local. 

Artigos recomendados

Entre as metas da Nexa para a mineração com sustentabilidade no projeto, estão a meta de reutilização de 100% da água, a construção de depósito de rejeitos a seco e o foco na geração de um legado para a comunidade da região. Assim, os minérios de zinco, ferro, chumbo e cobre serão explorados sem a utilização de barragens e com a adoção de todas essas medidas para mitigar os impactos ambientais causados na cadeia produtiva. E, com a parceria da empresa Andritz, a Nexa conseguirá expandir ainda mais a eficiência da produção mineral. 

A empresa de fabricação de equipamentos foca na tecnologia de ponta e fornecerá filtros prensa com tecnologia de ponta, que permite o manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minérios. O modelo dos equipamentos é o A4F2500CCWDL15, uma das novas apostas da Andritz para reduzir a utilização de barragens na mineração dessas matérias-primas. Além disso, também serão entregues dois equipamentos do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo e cobre e um equipamento do modelo SE1200MZRD8.

Nexa desenvolve nova iniciativa para garantir ainda mais eficiência dentro da cadeia produtiva do seu projeto de mineração com sustentabilidade no Mato Grosso 

Um dos principais problemas encontrados pela Nexa e pela Andritz no projeto de mineração com sustentabilidade no estado do Mato Grosso era a disponibilidade dos equipamentos. Isso acontece pois, para a produção sustentável desses minérios, a empresa precisa que os filtros prensa operem sem interrupção, ou seja, sem paradas inesperadas. Assim, ambas as companhias desenvolveram uma iniciativa batizada de loja in company, com objetivo de garantir maior disponibilidade desses equipamentos dentro da própria cadeia produtiva desses minérios. 

Dessa forma, o gerente de mercado da Andritz, Eduardo Castro, comentou que “Com a loja in company em Aripuanã o cliente vai ter disponível em estoque as peças necessárias tanto para realizar a manutenção preventiva dos equipamentos quanto para utilização de maneira emergencial”. Além disso, a companhia também afirmou que a utilização das prensas da Andritz serão essenciais para um novo olhar para esses equipamentos: “Com o processo de descontinuidade do uso de barragens iniciado por grandes empresas do ramo, a Andritz prevê um mercado muito grande para implantação deste modelo de filtro prensa, a longo prazo”.

A Andritz é mundialmente conhecida pelos seus serviços voltados para as indústrias química, ambiental, alimentícia, mineração e minerais, e, com a parceria com a Nexa, o projeto de mineração com sustentabilidade da empresa conseguirá alcançar um novo patamar no mercado nacional.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.