Alta no preço do etanol faz brasileiros repensar opção de abastecimento

Paulo Nogueira
por
-
07-02-2021 16:26:04
em Energia Renovável
Carro popular sendo abastecido com Etanol

Carro em abastecimento com Etanol/ Fonte: Pixabay

Quem tem um carro flex sempre se depara com a mesma questão: abastecer com gasolina ou etanol? A vantagem de ter as duas opções pode trazer economia na hora de abastecer, mas é preciso fazer alguns cálculos.

ANÚNCIO

A gasolina, geralmente mais cara nos postos espalhados pelo Brasil se comparada ao álcool, acaba oferecendo uma média maior no quesito quilômetros por litro. Porém, dependendo da diferença de valor entre os dois tipos de combustível, essa média não compensa financeiramente.

São várias as vantagens do etanol como combustível, que faz muitas pessoas optarem por ele no abastecimento do veículo. Mas, a recente alta no preço do etanol está fazendo os brasileiros repensarem esta opção.

Aumento do preço da gasolina faz o preço do etanol subir

No meio de 2020, o brasileiro viu o preço dos combustíveis começar a subir. Em meio a uma pandemia, as finanças são analisadas com maior cautela, e economizar com o combustível se tornou uma busca diária, tendo em vista que o custo de vida vem aumentando durante esses meses de incertezas. 

Em 2021, a gasolina já apresenta aumento de R$ 0,10 em média por litro, e isso vem “puxando” a alta do preço do etanol. A Petrobrás já realizou dois aumentos no valor da gasolina nas refinarias em menos de 10 dias, além do aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para produtos derivados do petróleo que está previsto para este mês de fevereiro.

O valor elevado da gasolina aumentou a demanda do etanol, por ser uma alternativa mais barata, o que desencadeou um aumento também no valor deste combustível. O combustível já apresenta aumento em 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em outros 5 estados o valor teve queda, e em estabilidade no estado do Alagoas.

Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que realizou uma pesquisa em todo o país. São Paulo, principal estado produtor do etanol no Brasil, além de ser o estado que mais consome e reúne postos de abastecimento no país todo, o preço do etanol teve uma de 0,95% em comparação aos 0,84% de aumento sofrido na maior parte do território nacional.

O Rio Grande do Norte teve o recorde de maior alta, com 4,30%, enquanto Roraima teve a maior queda, com 2,29% de diminuição no valor do etanol.

Como saber qual combustível é mais vantajoso?

Em uma forma geral, a eficiência da gasolina é maior que a do álcool, pois este necessita de uma maior quantidade na queima para ter a mesma eficiência que a gasolina. Porém, com a diferença de valor entre um e outro, mesmo com eficiência “menor”, pode ser que o etanol seja mais rentável ou traga menos custos para o condutor.

O cálculo para saber qual combustível será mais vantajoso financeiramente é relativamente simples. É necessário dividir o valor do etanol pelo valor da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, é mais vantajoso abastecer com etanol. Caso contrário, é mais vantajoso abastecer com gasolina.

Outros fatores podem influenciar na escolha do combustível, como o consumo médio do carro, a forma como ele é dirigido e sua regulagem também podem interferir. Conhecer bem o veículo também é essencial, pois existem veículos que fazem uma média melhor no etanol do que na gasolina, ao contrário da maioria.

Outros hábitos na hora de dirigir podem influenciar no consumo, como trocar a marcha do carro no tempo errado, transportar muito peso, descer com o carro em ponto morto, não calibrar os pneus corretamente e regularmente, frear de modo brusco, acelerar de forma desnecessária, uso constante do ar-condicionado, entre outros.

Como saber se meu veículo se comporta melhor com etanol ou gasolina?

Para saber se seu veículo rende mais quando abastecido com etanol ou gasolina, o teste também é simples. Encha o tanque com gasolina por completo e zere o marcador de quilometragem do painel. Quando estiver com o tanque quase vazio, marque a quilometragem final. Esse total, dividido pelo armazenamento total de seu tanque será a média de quilômetros que o carro fará por litro.

Exemplificando, se seu carro tem um tanque de 45 litros de capacidade, e você rodou um total de 680 quilômetros com gasolina, a média será 15,11 quilômetros por litro. Após isso, encha o tanque com etanol e repita o processo, comparando os resultados.

Fazendo esse teste é possível escolher de forma mais eficiente o combustível para seu carro, além de comparar o custo-benefício.

Por: Andreia Silveira, da Smartia.com.br.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.