Início Agência Internacional de Energia diz que a demanda por óleo em 2020 será aproximadamente 10% menor

Agência Internacional de Energia diz que a demanda por óleo em 2020 será aproximadamente 10% menor

2 de maio de 2020 às 15:19
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia, petróleo
energia, petróleo

Segundo a agência especialista em energia, a demanda global por petróleo será de 9,3 milhões de bopd a menos do que no ano de 2019

Estudo da Agência Internacional de Energia prevê que a demanda de petróleo em 2020 será de apenas 30 milhões de bopd, devido a pandemia. Os dados analisados mostram que em abril, o consumo caiu aproximadamente 29 milhões de bopd em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando ao menor volume desde 1995.

Veja ainda:

As recomendações de isolamento social em 187 países e territórios fizeram com que a mobilidade da população mundial fosse reduzida drasticamente, tendo como consequência a queda na demanda por óleo, que representa 57% da demanda mundial.

De acordo com a AIE: “O cenário para o petróleo depende principalmente da duração do surto de Covid-19 e da força do subsequente recomeço da atividade econômica”. Para a Agência, no segundo semestre do ano, com o gradual retorno das atividades da população, haverá uma recuperação na demanda, mas ainda assim, no mês de dezembro o volume será 2,7 milhões de bopd em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Agência de Energia ainda cita que o cenário de demanda por óleo será dependente dos efeitos da Covid-19. Em um cenário positivo, com um curto período de isolamento social e rápida recuperação da economia, a demanda poderia cair apenas 6,5 milhões de bopd no segundo semestre. Porém, caso haja um novo surto do vírus no próximo semestre, a procura poderá ser ainda menor.

Se comparado ao consumo de combustíveis do primeiro trimestre de 2019, os volumes de gasolina, diesel e querosene da aviação sofreram baixa de 1,7 milhão de bopd, 1,5 milhão de bopd e 1,2 milhão de bopd no trimestre, respectivamente.

A instituição ainda diz que a demanda global por energia terá uma queda de 6%, a maior redução em 70 anos, em termos de porcentagem. O resultado final pode impactar sete vezes mais do que o da crise financeira de 2008.


Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.


Facebook
Facebook

Twitter
Twitter

LinkedIn
LinkedIn

YouTube
YouTube

Instagram
Instagram

Telegram
Telegram

Google News
Google News

Relacionados
Mais recentes