Agência Internacional de Energia diz que a demanda por óleo em 2020 será aproximadamente 10% menor

Roberta Souza
por
-
02-05-2020 15:19:20
em Petróleo, Óleo e Gás
energia, petróleo energia, petróleo

Segundo a agência especialista em energia, a demanda global por petróleo será de 9,3 milhões de bopd a menos do que no ano de 2019

Estudo da Agência Internacional de Energia prevê que a demanda de petróleo em 2020 será de apenas 30 milhões de bopd, devido a pandemia. Os dados analisados mostram que em abril, o consumo caiu aproximadamente 29 milhões de bopd em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando ao menor volume desde 1995.

Veja ainda:

As recomendações de isolamento social em 187 países e territórios fizeram com que a mobilidade da população mundial fosse reduzida drasticamente, tendo como consequência a queda na demanda por óleo, que representa 57% da demanda mundial.

De acordo com a AIE: “O cenário para o petróleo depende principalmente da duração do surto de Covid-19 e da força do subsequente recomeço da atividade econômica”. Para a Agência, no segundo semestre do ano, com o gradual retorno das atividades da população, haverá uma recuperação na demanda, mas ainda assim, no mês de dezembro o volume será 2,7 milhões de bopd em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Agência de Energia ainda cita que o cenário de demanda por óleo será dependente dos efeitos da Covid-19. Em um cenário positivo, com um curto período de isolamento social e rápida recuperação da economia, a demanda poderia cair apenas 6,5 milhões de bopd no segundo semestre. Porém, caso haja um novo surto do vírus no próximo semestre, a procura poderá ser ainda menor.

Se comparado ao consumo de combustíveis do primeiro trimestre de 2019, os volumes de gasolina, diesel e querosene da aviação sofreram baixa de 1,7 milhão de bopd, 1,5 milhão de bopd e 1,2 milhão de bopd no trimestre, respectivamente.

A instituição ainda diz que a demanda global por energia terá uma queda de 6%, a maior redução em 70 anos, em termos de porcentagem. O resultado final pode impactar sete vezes mais do que o da crise financeira de 2008.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe