1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Concurso da Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio completo
Localização PE, RJ, SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Concurso da Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio completo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/01/2023 às 23:59
Atualizado em 04/01/2023 às 23:58
Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio e técnico para atuar em diferentes áreas, incluindo mecânica e informática
Foto: Divulgação

A Aeronáutica está com centenas de vagas abertas em seu novo concurso público para candidatos com ensino médio e técnico completo.

O Comando da Aeronáutica do Brasil anunciou a abertura de centenas de vagas em seu novo exame de admissão para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o ano de 2024. O objetivo do concurso público é contratar 242 novos oficiais de ambos os sexos, com ensino médio e técnico completos, para atuação em diversas áreas, incluindo informática e mecânica. As oportunidades são destinadas para sete distritos navais da Aeronáutica, entre eles Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Vagas abertas pela Aeronáutica em seu concurso público com foco em candidatos de ensino médio e técnico

No total, a Aeronáutica oferece 242 vagas para o posto de sargento em vários setores da corporação. Os candidatos serão avaliados e admitidos primeiramente para o Curso de Formação de Sargentos e, em seguida, ocuparão o cargo de Terceiro Sargento. As vagas estão distribuídas entre as seguintes áreas para o ensino médio e técnico:

Mecânico de Aeronaves

Responsável pela manutenção preventiva e corretiva de aeronaves militares, o que inclui operação e testes de alguns sistemas.

Material Bélico

Responsável pelos serviços técnicos de manutenção, instalação e estocagem de material bélico aéreo e terrestre.

Eletricidade e Instrumentos

Realiza manutenção dos sistemas eletroeletrônicos e de instrumentos das aeronaves, sendo responsável pela operação e testes dos sistemas e dos instrumentos das aeronaves.

Estrutura e Pintura

Responsável por executar serviços de estrutura, manipulação e pintura de plásticos e similares tanto em aeronaves quanto seus componentes.

Equipamento de Voo

O sargento especialista em equipamento de voo é o militar responsável pelos serviços de manutenção e operação dos equipamentos de voo a bordo das aeronaves.

Suprimento

Responsável por coordenar os processos de recebimento, inspeção, conferência, armazenagem, embalagem, expedição e recolhimento de material aeronáutico.

Guarda e Segurança

Responsável por realizar serviços de segurança das instalações, defesa de pontos sensíveis, atividade de Polícia da Aeronáutica, participa de missões de busca e resgate, entre outros.

Controle de Tráfego Aéreo

Responsável por garantir a separação entre as aeronaves nos espaços aéreos controlados e fornecer informações aeronáuticas aos pilotos.

Saiba como se inscrever no concurso público da Aeronáutica

Para concorrer a uma das vagas abertas no concurso de ensino médio e técnico da Aeronáutica, o candidato deve fazer a inscrição no período de 23 de fevereiro a 15 de março de 2023, diretamente pelo site da Aeronáutica.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. Os candidatos inscritos no CadÚnico, ou que sejam doadores de medula óssea, possuem o direito de solicitar a isenção da taxa.

No ato da inscrição, o candidato deve optar pelo distrito de sua preferência, conforme a área escolhida:

  • Belém – PA;
  • Manaus – AM;
  • Rio de Janeiro – RJ;
  • Canoas – RS;
  • São Paulo – SP;
  • Recife – PE;
  • Brasília – DF.

Requisitos exigidos pela Aeronáutica em seu concurso público

Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas no concurso público para ensino médio e técnico, os interessados devem atender alguns requisitos mínimos, tais como:

  • Ser brasileiro;
  • Ter mais de 17 anos;
  • Não ter completado 25 anos até a data de sua incorporação;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares;
  • Possuir a escolaridade exigida para o cargo;
  • Caso seja do sexo masculino, não ser detentor de Certificado de isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, moral ou mental;
  • Não ter sido expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar;
  • Não estar cumprindo pena por crime comum, eleitoral ou militar, nem estar submetido a medida de segurança.

Para conferir os detalhes relacionados à inscrição, basta acessar o site oficial da FAB.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos