Acordo entre Vale e Petrobras estende por mais seis meses o fornecimento de combustível para navios no Estado do ES

Valdemar Medeiros
por
-
24-10-2020 10:42:50
em Petróleo, Óleo e Gás
Vale - Petrobras - ES Porto do ES

Petrobras e Vale fecharam acordo para fornecimento de combustível por mais seis meses, após o prazo a Petrobras deve buscar outras alternativas  

O acordo entre a líder do mercado de Mineração (Vale) e a Petrolífera (Petrobras) mediado pelo governador Renato Casagrande do estado do ES para garantir combustível para os navios do Porto do Tubarão foi firmado por mais seis meses, recentemente a Petrobras faz uso do Píer para abastecer navios nos portos de Vitória.

Leia também

Petrobras e Vale evitam a demissão de 100 colaboradores

A Petrobras iria perder o píer de barcaças no Porto de Tubarão, em Vitória. O terminal é utilizado para abastecer navios atracados nos portos de Vitória e é operado pela Transpetro, subsidiária da estatal. Pelo menos 100 trabalhadores terceirizados seriam demitidos. A mudança foi um pedido da Vale, proprietária do píer e que arrenda o local à estatal desde 1996.

A empresa alegou questões operacionais para tomar a decisão e disse que havia dado, em 2019, prazo de um ano para a Petrobras buscar alternativas.

O diretor do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), Valnisio Hoffmann, comentou a decisão das empresas  

“Seria terrível, porque a tendência é que navios passem a abastecer no Rio de Janeiro, o que prejudicaria a logística e poderia causar um prejuízo ao Estado de R$ 45 milhões no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”.  

Um empresário do setor portuário, que não quis se identificar, descreveu a situação como devastadora, e relatou que 60% do seu faturamento está ligado ao abastecimento de navios, o que resultaria em demissões.

Vale permite que a Petrobras trabalhe até maio de 2021  

Com o contrato estendido por mais seis meses a Petrobras terá até maio do ano que vem para buscar outras alternativas, uma das ultimas opções da petroleira é ir para áreas da Codesa.  

O Complexo Portuário do Espírito Santo é, hoje, um dos mais importantes do Brasil. Com uma infraestrutura de transporte ferroviário, rodoviário e marítimo a bons níveis, apenas a rodovia necessita de desenvolvimento. A ferrovia ainda é subutilizada. É um sistema de transportes intermodal bastante atrativo e competitivo.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.