Ações da Petrobras e Braskem puxam altas do Ibovespa com rumores de venda e aumento do preço do barril de petróleo

As ações da Petrobrás puxaram o mercado nessa terça feira 23/11. Confira dados para verificar se ainda é vantajoso investir na petroleira

As ações da Petrobras e da Braskem puxaram as altas do Ibovespa nesta terça-feira. As altas foram de cerca de 5,2% e de 6,2%, respectivamente.

Os principais motivos apontados pelos especialistas são: o aumento do valor do barril de petróleo, que continua em alta, apesar do anúncio da venda de reserva estratégica por diversos países. Hoje, a cotação do barril já aumentou mais de 3% e o barril de petróleo do tipo Brent chegou a ser vendido a US$82,33.

Ou seja, existe uma chance de quem estiver comprando esses papéis durante a alta, esperando que eles se valorizem ainda mais depois dessa venda, simplesmente percam dinheiro.

Como estas ações estão performando este ano?

Apesar do sentimento de otimismo e dos pagamentos de dividendos históricos, as ações da Petrobras não estão com saldo positivo no ano de 2021.

Neste momento, as ações da petroleira brasileira acumulam 3.84 por cento de queda no ano de 2021, embora este prognóstico, quando visto apenas os últimos 6 meses, acumula uma alta de 5.34%, o que é positivo para 2022 .

Ao contrário da Petrobras, quem investiu na Braskem durante o ano de 2021 teve ganhos consideráveis, já que no acumulado do ano de 2021, o valor da ação apresentou uma alta de 114,65%,  mas em compensação, nos valores dos últimos 6 meses  houve uma queda de 0.95% no valor, o que pode significar uma desaceleração na escalada.

ações da petrobras Braskem
movimentação sobre a possível venda da Braskem continua impulsionando as ações da empresa Fonte da imagem Brazil journal

Ainda vale a pena investir em ações da Petrobras?

Esta é uma pergunta que a volatilidade do mercado impede de responder exatamente. Ainda assim, existem algumas informações que podem ser utilizadas como aspectos positivos ou negativos em relação a esse investimento.

Apesar de não pagar dividendos tão massivos quanto, por exemplo, a Vale, a Petrobras ainda vai, neste ano, fazer mais um pagamento de dividendos, no valor total de R$ 31,6 bilhões. Importante lembrar que neste momento a maioria das ações da Petrobras são do governo, ou seja, boa parte deste montante será adicionado aos cofres públicos.

O que se espera é que você todos continuem positivos, ainda mais com a  esperança de que o governo federal consiga levar adiante o processo de privatização da Petrobras, que encontra dificuldades para passar pelo parlamento.

Tags:
Jordan Florio de Oliveira
Especialista em marketing de conteúdo multidisciplinar. Minha missão e comunicar de forma inteligente e interessante, simplificando o complicando e sempre em busca da verdade.
fwefwefwefwefwe