1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Acabou a guerra da água ‘pra sempre’? Novo sistema transforma água salgada em potável usando energia solar!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 7 comentários

Acabou a guerra da água ‘pra sempre’? Novo sistema transforma água salgada em potável usando energia solar!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/04/2024 às 09:50
água, solar, energia
Foto: reprodução Petrosolgas

Inovação descoberta por cientistas pode acabar de vez com a sede no mundo com a utilização da energia solar. Saiba como funciona!

Uma inovação promete mudar a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo: um sistema de dessalinização movido a energia solar capaz de transformar água salgada em potável. Desenvolvida por cientistas do King’s College London em colaboração com o MIT e o Instituto Helmhotz, essa tecnologia apresenta um potencial incrível para revolucionar o acesso à água limpa, especialmente em países em desenvolvimento, de acordo com o site Olhar Digital.

O sistema utiliza membranas especializadas para separar íons de sal da água, ajustando a voltagem e o fluxo de água com base na disponibilidade de luz solar. Em testes na Índia e nos EUA, o sistema com uso de energia solar demonstrou produzir uma quantidade significativa de água doce diariamente, oferecendo uma solução econômica e sustentável para comunidades afetadas pela escassez de água.

Aplicações além da dessalinização

Além de transformar água salgada em potável utilizando a energia solar, essa tecnologia tem potencial para:

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais
  • Ser usada em irrigação e tratamento de águas residuais;
  • Reduzir custos e emissões de carbono no setor agrícola;
  • Fornecer uma solução sustentável para problemas hídricos e climáticos globais;
  • Mitigar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente na agricultura;

Além disso, ao fornecer água doce para irrigação a um preço reduzido, sem comprometer o volume, pode-se ajudar os agricultores a enfrentar desafios como a seca e os custos elevados de água.

Como funciona o processo de dessalinização usando a energia solar?

Foto: Reprodução King’s College London

Próximos passos e impacto futuro

Os pesquisadores estão planejando aplicar essa tecnologia que utiliza a energia solar a outros setores, como o tratamento de águas residuais e a produção de alcalino para ajudar o oceano a absorver mais CO2 da atmosfera. Isso não apenas descarbonizaria a agricultura, mas também traria benefícios ambientais e climáticos mais amplos.

Em um mundo onde cerca de 40% da população enfrenta escassez de água, essa inovação promete ser um divisor de águas, oferecendo acesso confiável a água potável segura, livre de emissões no local e com um desconto de aproximadamente 22% em comparação com métodos tradicionais.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Vitor Araujo
Vitor Araujo
06/04/2024 14:38

Esta tecnologia ainda mais aprimorada já foi patenteada no Brasil via INPI e está sendo aplicada em tratamento de água produzida de petróleo com geração secundária de água de reuso e hidrogênio verde sendo a única tecnologia no mundo que usa resíduos líquidos como fonte primária para produção de H2V e zero emissão de carbono .

Benvindo
Benvindo
08/04/2024 10:17

Que Deus abençoe esta iniciativa.E não fique só em discursos. Ou querendo levarem vantagem, em vez de pensar na população que tanto sofre por falta de um bém tão precioso,que é a água

Heitor
Heitor
08/04/2024 10:50

Entendo que, no processo, ocorre a extração do sal, que precisará ter alguma destinação, de modo a não promover o desequilíbrio na salinizascao da água do mar; que poderá ter efeitos devastadores no bioma marinho. Estou correto?

Francisco Fortes Filho
Francisco Fortes Filho
Em resposta a  Heitor
08/04/2024 18:29

Era isso que estava pensando. O que vão fazer com os rejeitos do sal? Será que nossos oceanos vão virar um mar Morto? Como vai ser o mar Vermelho e o golgo Pérsico?
O oceano Pacífico vai se tornar revoltoso?
O oceano Atlântico já foi conhecido como Tenebroso! E o aquecimento das águas dos oceanos, como o do Pacífico, que já causa o El Niño? Comi fica a situação?

Diogo
Diogo
Em resposta a  Francisco Fortes Filho
12/04/2024 15:33

Como o processo é feito sobre o mar,e menos complicado

Admilson Câmara
Admilson Câmara
08/04/2024 17:24

Que maravilhosa descoberta. Isso é um bem pra humanidade. Se os governantes não extorquir esse bem, será uma alegria para a humanidade.👏👏👏👏👏👏

Francisco Carlos Silva Souza
Francisco Carlos Silva Souza
13/04/2024 03:54

Novo sistema que transforma água salgada em potável:

Com relação à este sistema, que considero impactante pelos benefícios que poderá produzir, principalmente, em regiões tão carentes com relação a água potável. Não obstante, a minha indagação como leigo no assunto que não quer calar é a seguinte: É certo que em todo processo envolvendo mudança com relação ao meio ambiente geram externalidades positivas e negativas. Com relação as negativas, que eu acho ser uma, gostaria de saber qual o destino da quantidade de sal que é separada da água salgada.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x