A Rússia encomenda equipamentos da WEG para o ramo de mineração e a brasileira segue ganhando destaque mundial

Flavia Marinho
por
-
06-03-2021 14:03:36
em Indústria e Construção Civil
WEG - mineração - ouro - motor - rússia Motor WEG

WEG foi escolhida para fornecer motores especiais para o maior produtor de ouro da Rússia, localizado na região de Magadan

Com soluções voltadas especificamente para atender o setor de mineração, condições ambientais críticas, contaminação sólida (pó) e processos rigorosos são apenas alguns dos principais fatores presentes em uma planta de mineração, a WEG foi escolhida para fornecer motores especiais para o maior produtor de ouro da Rússia, localizado na região de Magadan.

Leia também

A WEG será responsável pelo fornecimento de um par de motores de anéis de 9.000 KW a 1.000 rpm e outros dois motores de 7.500 KW também a 1000 rpm e totalmente projetados para serem intercambiáveis com os antigos motores existentes, proporcionando uma substituição sem problemas.

Os motores foram aplicados, aos pares, em enormes moinhos SAG e de bolas que operam por acionamento de pinhão duplo somando suas potências a cada moinho.

A equipe WEG avaliou diversas opções para oferecer um produto mais confiável e o projeto final foi aprovado após inspeção do cliente nas instalações da sede da WEG no Brasil e uma visita técnica a uma mina de cobre no Chile onde motores semelhantes WEG estão operando com sucesso.

Segundo a companhia, um fator importante para este projeto foram os especialistas locais da WEG no mercado, dando resposta rápida ao cliente e ouvindo atentamente as necessidades do mesmo.

Motores de anéis WEG para Mineração

Os motores de anéis WEG para Mineração foram projetados de forma a permitir mais um fator técnico importante para este projeto onde podem operar tanto como um motor de anéis quanto como um motor de indução alimentado por inversor de frequência quando a temperatura é muito baixa (-50 ° C ) e o minério dentro dos moinhos fica congelado e, então, a velocidade dos moinhos pode ser controlada automaticamente.

Devido a restrições sanitárias, os motores elétricos foram entregues em julho de 2020. Já o comissionamento foi adiado para dezembro e as obras realizadas de 15 de novembro a 23 de dezembro de 2020.

Sobre a mina de ouro Polyus – Natalka – Rússia

PJSC Polyus é o maior produtor de ouro da Rússia e está entre os 10 maiores produtores de ouro do mundo, com um dos perfis de custo mais baixo. A empresa também detém a terceira maior reserva de ouro do mundo, com 61 milhões de onças de reservas de ouro comprovadas e prováveis, sustentando seu forte perfil de crescimento.

As principais operações da Polyus estão localizadas no Território de Krasnoyarsk, Região de Irkutsk, Região de Magadan (Natalka) e República de Sakha (Yakutia) e incluem 5 minas em operação, operações aluviais e vários projetos de desenvolvimento avançado. A meta da Natalka é de 1.200 toneladas de minério por hora, e a média em 2019 era de 1.400 toneladas por hora. No quarto trimestre, a produtividade horária geralmente ultrapassava 1.500 toneladas!

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.