1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / A rua mais inclinada do mundo está no Guinness e tem impressionantes 35% de inclinação, mas uma mineira discorda: “Como não é em BH?”
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 4 comentários

A rua mais inclinada do mundo está no Guinness e tem impressionantes 35% de inclinação, mas uma mineira discorda: “Como não é em BH?”

Publicado em 19/11/2025 às 12:11
Assista o vídeoRua, Rua mais inclinada do mundo
Imagem: Ilustração artística
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
23 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Comparação entre Baldwin Street e ruas de Belo Horizonte voltou ao centro das discussões ao revelar métodos distintos de cálculo de inclinação usados em cada lugar

A discussão sobre a rua mais inclinada do planeta voltou a aparecer porque uma mineira visitou a Baldwin Street recentemente e comparou a via com ladeiras de Minas Gerais. A visitante disse que a rua neozelandesa é íngreme, claro, mas que ainda perde para alguns trechos encontrados em cidades mineiras. A fala reacendeu o debate sobre medidas, critérios e diferenças entre formas de cálculo.

A Baldwin Street fica em Dunedin e tem cerca de 350 metros. A via mantém um gradiente máximo próximo de 35%.

Essa inclinação significa que, a cada 2,86 metros percorridos, há um ganho vertical de um metro. Portanto, é uma estrutura que impressiona turistas e curiosos há muitos anos.

Os critérios usados pelo Guinness

O Guinness World Records reconheceu a Baldwin Street em 1987. O anúncio veio depois de dois anos de campanha promovida pela emissora Jim Mora.

Na época, a rua superou duas concorrentes localizadas em São Francisco. Além disso, o recorde colocou Dunedin no mapa como destino curioso e diferente.

Em 2019, no entanto, o título mudou de mãos. O Guinness apontou a Ffordd Pen Llech, em Harlech, como a nova campeã.

O motivo foi uma medição inicial que indicou inclinação de 37,45 por cento. A decisão gerou surpresa porque contrariava décadas de reconhecimento da Baldwin Street.

Meses depois, tudo mudou novamente. O Guinness revisou a regra e determinou que o cálculo deveria considerar apenas a linha central da via.

Com o novo critério, Ffordd Pen Llech caiu para 28,6 por cento. Portanto, a Baldwin Street retomou o posto com seus 34,8 por cento considerados oficiais.

Rua, Rua mais inclinada do mundo
Mineira visita maior ladeira do mundo, mas afirma que as de BH são mais íngremes crédito: Reprodução / Instagram

A comparação com Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o setor de Geoprocessamento da Prodabel faz medições diferentes. A metodologia usa a inclinação total dividida pelo comprimento da rua.

Os técnicos não analisam apenas a linha central. Por isso, os números encontrados na capital mineira superam com folga o valor registrado na Nova Zelândia.

A visitante mencionou até uma reportagem do Estado de Minas. Para ela, Belo Horizonte foi injustiçada mais uma vez.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

As ruas mais inclinadas da capital mineira

O ranking começa pela quinta colocação. A Rua Guimarães Rosa, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, apresenta 49 por cento de inclinação.

Em quarto lugar está a Rua Dois Mil Seiscentos e Trinta e Sete, no Bairro São Bento, com 50 por cento.
Logo acima aparece a Rua São Benedito, no Bairro São Marcos, alcançando 51 por cento.

A vice líder é a Rua Copérnico Pinto Coelho. Ela fica no Bairro Santo Antônio e também registra 50 por cento.

No topo está a Rua Expedicionários, no Conjunto Taquaril. O local atinge 57 por cento de inclinação e deixa todas as demais para trás.

Esse conjunto de dados explica por que muitos mineiros questionam a validade do título internacional.

Além disso, reforça como os critérios adotados podem transformar uma medição simples em um debate longo, curioso e até divertido.

As informações são do Estado de Minas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romulo
Romulo
20/11/2025 23:26

Tem ruas em Ouro Preto que deve dar uns 70%

Celia Regina
Celia Regina
20/11/2025 18:23

Eu. acho mesmo a rua joaqim Zenir no bairro Paraiso BH. A gente sobe e certo ponto o corpo volta p tras de tao ingreme.

Helbert
Helbert
20/11/2025 05:09

Ruas 11 e 12 no Bairro Vista do Sol, em Belo Horizonte, na Região Nordeste da Capital Mineira. A Rua 11 tem 39⁰ de inclinação, nem caminhão 🚛🚚 ousa descer por ela, quanto mais subir. 🤷🏼🤦🏼

Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Ir para o vídeo em destaque
4
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x