Com um moderno e potente motor de 92 cv, a Honda confirma o lanรงamento da big trail para o segundo semestre de 2025, ressuscitando um nome icรดnico para desafiar rivais como a Tรฉnรฉrรฉ 700.
A espera dos fรฃs de aventura no Brasil estรก perto do fim. A Honda confirmou oficialmente o lanรงamento da nova Honda XL750 Transalp para o segundo semestre de 2025, ressuscitando um nome icรดnico com uma proposta moderna e potente para corrigir sua controversa passagem anterior pelo paรญs.
Com um motor de 92 cv e um pacote eletrรดnico completo, ela chega para desafiar rivais de peso como a Yamaha Tรฉnรฉrรฉ 700 e as Suzuki V-Strom, apostando na forรงa de seu motor e na confiabilidade da marca para reconquistar seu lugar no coraรงรฃo dos brasileiros.
A heranรงa Transalp: do รญcone dos anos 80 ร polรชmica passagem pelo Brasil
Para entender a importรขncia deste retorno, รฉ preciso olhar para a histรณria. A primeira Transalp, a XL600V, foi lanรงada em 1987 e ajudou a criar o conceito de moto “faz-tudo”: confortรกvel para longas viagens no asfalto e capaz na terra. Seu motor V-Twin virou uma assinatura.
-
Sedรฃ hรญbrido da BYD promete rodar atรฉ 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geraรงรฃo anterior, mas ainda รฉ um dos favoritos dos motoristas de app: o sedรฃ automรกtico da Nissan com porta-malas gigante e manutenรงรฃo barata
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Cearรก nรฃo รฉ a marรฉ
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas รฉ mais econรดmica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
No entanto, sua รบltima passagem pelo Brasil, entre 2011 e 2014, foi um fracasso comercial. A XL 700V chegou ao paรญs jรก defasada, com um cรขmbio de apenas cinco marchas e um motor V-Twin que, por ser o รบnico do tipo na linha da Honda Brasil, ganhou a fama de “motor รณrfรฃo”. Esmagada por concorrentes mais focados, como a V-Strom 650 (no asfalto) e a BMW F 800 GS (na terra), a Transalp saiu de linha discretamente, deixando uma legiรฃo de fรฃs que, ironicamente, hoje cultuam o modelo no mercado de usados.
O coraรงรฃo da nova fera: o motor de 755cc e 92 cv
A nova Honda XL750 Transalp abandona o antigo V-Twin por um motor muito mais moderno e potente. O coraรงรฃo da moto รฉ um bicilรญndrico paralelo de 755cc, com comando de vรกlvulas Unicam, tecnologia herdada das motos de motocross da Honda que torna o cabeรงote mais leve e compacto, e virabrequim de 270 graus, que lhe confere um som pulsante e uma entrega de torque mais forte em baixas rotaรงรตes, similar ร de um motor V-Twin.
Os nรบmeros sรฃo impressionantes e a colocam no topo da categoria em termos de performance:
- Potรชncia Mรกxima: 91,8 cv a 9.500 rpm.
- Torque Mรกximo: 7,65 kgf.m a 7.250 rpm.
Este รฉ o mesmo motor que equipa a naked CB750 Hornet, universalmente elogiado pela entrega de potรชncia linear e refinada, tornando a moto dรณcil em baixas rotaรงรตes, mas extremamente potente quando exigida.
O que a nova Honda XL750 Transalp oferece?
A Honda equipou a nova Transalp com um pacote moderno para complementar a forรงa do motor. O chassi de aรงo tipo diamante รฉ leve, resultando em um peso de apenas 208 kg em ordem de marcha, um dos mais baixos da categoria. As rodas raiadas seguem a receita de aventura, com aro 21 polegadas na frente e 18 atrรกs.
A tecnologia embarcada รฉ gerenciada por um acelerador eletrรดnico e inclui:
- 5 modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain, Gravel e User).
- Controle de traรงรฃo com 5 nรญveis de ajuste (pode ser desligado).
- Freios ABS com modo off-road, que permite desligar a atuaรงรฃo na roda traseira.
Um ponto estratรฉgico รฉ que a Transalp que chega ao Brasil em 2025 jรก รฉ a versรฃo atualizada globalmente. Essa atualizaรงรฃo corrige a principal crรญtica do modelo de lanรงamento: uma suspensรฃo excessivamente macia, que comprometia a performance em uma tocada mais esportiva ou com garupa e bagagem. Ao trazer a versรฃo com calibragem mais firme de fรกbrica, a Honda do Brasil evita que a principal queixa dos primeiros proprietรกrios sequer se manifeste no mercado nacional.
O campo de batalha de 2025: a briga com Tรฉnรฉrรฉ 700 e as V-Strom
A nova Honda XL750 Transalp entra em um dos segmentos mais quentes do mercado, com rivais bem estabelecidos.
Contra a Yamaha Tรฉnรฉrรฉ 700: รฉ o duelo da versatilidade contra a pureza off-road. A Transalp leva uma vantagem esmagadora em potรชncia (quase 20 cv a mais) e em tecnologia. A Tรฉnรฉrรฉ, por sua vez, tem suspensรตes superiores e um apelo “Dakar” para quem realmente prioriza a terra.
Contra a Suzuki V-Strom 800DE: รฉ a briga mais direta. A Transalp รฉ mais potente e mais leve, mas a V-Strom 800DE contra-ataca com uma suspensรฃo totalmente ajustรกvel de maior curso e quickshifter de fรกbrica.
Contra a Suzuki V-Strom 650 XT: a Transalp รฉ tecnicamente superior em tudo, mas a V-Strom 650 XT tem o trunfo do preรงo mais baixo e a confiabilidade de seu motor V-Twin. Assim, a Tรฉnรฉrรฉ firma-se como a escolha do purista off-road, a V-Strom 800DE do aventureiro que valoriza um chassi superior, e a V-Strom 650 do motociclista que busca o melhor custo-benefรญcio para viagens.
A nova Honda XL750 Transalp tem o que รฉ preciso para liderar?
A nova Honda XL750 Transalp retorna ao Brasil para ser a aventureira mais equilibrada do mercado. Ela combina o motor mais potente da categoria com um pacote eletrรดnico completo e a inquestionรกvel confiabilidade da marca Honda.
A decisรฃo da Honda de jรก trazer a versรฃo com a suspensรฃo corrigida mostra uma estratรฉgia mais atenta e alinhada com as crรญticas do mercado global. Seu sucesso comercial dependerรก de um posicionamento de preรงo estratรฉgico, mas, independentemente do valor final, seus atributos tรฉcnicos a colocam como uma forte candidata ร lideranรงa. A combinaรงรฃo de um motor superior com a vasta rede da marca posiciona a nova Honda XL750 Transalp nรฃo apenas como um sucesso de vendas em potencial, mas como a provรกvel nova referรชncia das big trails mรฉdias no Brasil.
O conjunto รณtico รฉ bom ??? Pq da minha CB500X รฉ uma ****…
Espero que tenham ficado nisso, pq moto sรณ pra andar de dia nรฃo dรก nรฉ…
Tive 2 Transalp, 2012 e 2014, tiradas zero, a 2012 foi furtada e estou com a segunda, muito boa , viajei muito pelo Brasil muita forรงa e confiabilidade.
Qual o preรงo da xl 750