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A bateria que está revolucionando o mundo: A INOVAÇÃO que une energia e estrutura em um só produto

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 01/01/2025 às 21:12
A bateria que está revolucionando o mundo: A INOVAÇÃO que une energia e estrutura em um só produto
Essa bateria não é só uma fonte de energia, ela também faz parte da estrutura dos objetos, como carros e aviões, deixando tudo mais leve. Além de ser 10 vezes mais eficiente, ela combina força e energia em um único material.

Cientistas criaram uma bateria estrutural sem massa, 10 vezes mais eficiente que as anteriores, capaz de reduzir o peso de carros, aviões e até satélites, enquanto armazena energia de forma revolucionária.

Um mundo onde sua casa, carro ou até mesmo um avião não apenas funciona, mas é a bateria que fornece energia. Parece coisa de ficção científica, certo? Pois bem, cientistas deram um grande passo nessa direção ao desenvolver uma bateria estrutural sem massa que é 10 vezes mais eficiente do que os modelos anteriores.

O que são baterias estruturais?

As baterias estruturais são verdadeiros dois em um: além de armazenarem energia, elas funcionam como parte integrante de uma estrutura. Pense nelas como um suporte de peso que também mantém os dispositivos ligados. Em vez de carregar o peso extra das baterias convencionais, você incorpora sua funcionalidade diretamente na estrutura do objeto.

Esse conceito tem o potencial de mudar completamente como projetamos veículos, casas e até aparelhos eletrônicos. A ideia é aproveitar o espaço de forma inteligente, reduzindo peso e aumentando a eficiência.

Como funcionam as baterias estruturais sem massa?

Essa imagem mostra a estrutura de uma bateria inovadora feita de fibra de carbono, onde cada camada tem uma função: armazenar energia e dar suporte físico. O "recheio" é um separador que conduz energia, enquanto as camadas externas servem como eletrodos e partes da estrutura.
Essa imagem mostra a estrutura de uma bateria inovadora feita de fibra de carbono, onde cada camada tem uma função: armazenar energia e dar suporte físico. O “recheio” é um separador que conduz energia, enquanto as camadas externas servem como eletrodos e partes da estrutura.

A inovação recente vem da Chalmers University of Technology e do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia. Os cientistas criaram essas baterias com um design simples, mas revolucionário:

  • Um eletrodo positivo e um negativo são separados por um “tecido” de vidro tampão.
  • Um eletrólito de polímero especial é usado para conduzir a energia.
  • O material é curado em um forno, formando uma estrutura plana e resistente.

O resultado é uma bateria multifuncional que suporta peso, conduz energia e resiste a tensões mecânicas. Com uma densidade de energia de 24 Wh/kg e uma rigidez de 25 GPa, ela já é competitiva com materiais de construção tradicionais.

Vantagens das baterias estruturais para carros elétricos

Os carros elétricos são, talvez, os maiores beneficiados dessa tecnologia. Hoje, os veículos precisam ser projetados para carregar baterias pesadas que não contribuem para a estrutura do carro. Com as baterias estruturais, isso muda completamente.

Além de reduzir o peso total do veículo, essas baterias diminuem o consumo de energia, aumentando a eficiência e a autonomia. Isso significa que menos energia será necessária para rodar, e o design do carro poderá ser muito mais leve e aerodinâmico.

Impactos em outras indústrias: aviões, bicicletas e satélites

Mas não para por aí. As baterias estruturais prometem revolucionar outras indústrias:

Aviões elétricos: Atualmente, o peso das baterias é um grande obstáculo. Com essa inovação, aviões elétricos se tornam mais viáveis, permitindo designs mais leves e eficientes.

Bicicletas elétricas: Imagine uma bicicleta em que o próprio quadro seja a bateria. Menos peso, mais estilo e maior eficiência.

Satélites: No espaço, cada grama conta. Incorporar baterias na estrutura dos satélites pode reduzir custos e melhorar o desempenho.

Essas baterias também podem ser combinadas com painéis solares, armazenando energia diretamente na estrutura do equipamento para uso posterior.

Seu papel no armazenamento de energia

Os cientistas já estão trabalhando em melhorias para aumentar a densidade de energia e a rigidez das baterias. O objetivo é alcançar 75 Wh/kg e 75 GPa de rigidez, utilizando materiais como fibra de carbono para tornar o design ainda mais leve e eficiente.

No futuro, as aplicações podem ir além do imaginado. De laptops a edifícios, a tecnologia pode redefinir como armazenamos e usamos energia. Será que um dia veremos carros e aviões totalmente elétricos que são suas próprias fontes de energia?

A bateria estrutural sem massa é mais do que uma inovação — é um marco que pode mudar o rumo da tecnologia e da sustentabilidade. Com a promessa de reduzir peso, economizar energia e revolucionar o design, essas baterias mostram que o futuro está mais próximo do que imaginamos. A pergunta que fica é: o que mais podemos construir quando energia e estrutura se tornam uma só?

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Eugênio Antônio Xavier
Eugênio Antônio Xavier
02/01/2025 07:14

Fica a pergunta:
E quando for necessário substituir a bateria que atingiu o número de recargas? Isto já foi pensado, né?

Joilson Rosa
Joilson Rosa
02/01/2025 10:05

no futuro próximo as baterias vai embutido em quase tudo vai desde tv a navio de grandes poste ser tornado independente nas maior parte útil dos equipamentos.

Bona
Bona
Em resposta a  Eugênio Antônio Xavier
02/01/2025 12:17

Grande dificuldade, visto que a bateria é integrada à estrutura do carro. Ainda assim, já existem veículos utilizando:

1. BMW i3 (usou bateria estrutural, mas não mais produzida).
2. Tesla Model S (utiliza bateria integrada à estrutura).
3. Volkswagen ID.4 (emprega bateria estrutural).
4. Audi e-tron (bateria integrada à estrutura).

Fontes:

1. Automotive News
2. Green Car Reports
3. Car and Driver

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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