75º Leilão de Biodiesel da ANP atingiu o patamar de 6 bilhões de reais

Flavia Marinho
por
-
02-09-2020 14:58:58
em Petróleo, Óleo e Gás
leilão de biodiesel ANP Leilão visa a garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional durante o período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2020

Ressalta-se que o 75º Leilão visa a garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional durante o período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2020

O 75º leilão complementar havia sido anunciado pela ANP no último dia 21 de agosto minutos antes das distribuidoras esgotarem – pela segunda vez – todo o biodiesel disponível na Etapa 3. O leilão L75 foi realizado após muita polêmica e uma disputa jurídica entre governo, ANP e produtores de biodiesel. 300 vagas de emprego com a retomada no próximo mês da Usina de Biodiesel, no Mato Grosso do Sul

Outras notícias do setor

Embora o mercado já tivesse chegado perto outras vezes, o L75 foi o primeiro leilão de biodiesel no qual as distribuidoras arremataram 100% das ofertas feitas pelas usinas. Foram negociados um pouco mais de 1.189 mil m³ de biodiesel por um total de R$ 6 bilhões.

Nada indica que o mercado esteja desabastecido. Sequer perto disso. O biodiesel que já está comprado é bastante para que as distribuidoras vendam até 11,9 bilhões de litros o que faria deste o melhor bimestre da história do mercado de diesel no Brasil – batendo por larga margem os 11 bilhões de litros comercializados no quinto bimestre de 2014.

Apesar disso, a forma como a disputa se deu nas rodadas regulares, com as distribuidoras fazendo recompras umas das outras pode ter deixado mais de uma empresa sem o biodiesel necessário.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou as regras que vão valer para a rodada complementar do Leilão 75. Volumes adicionais de biodiesel deverão ser negociados para reforçar a oferta do biocombustível no mercado entre os dias 21 de setembro até 31 de outubro. No total, serão 41 dias de entregas.

A expectativa inicial era que as entregas do L75C fossem apenas para o mês de outubro. Confira o edital do L75C clicando aqui. Já o cronograma do processo pode ser acessado clicando aqui.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.