400 empregos serão gerados na construção da 3ª unidade de biodiesel da JBS em Santa Catarina

empregos JBS Santa Catarina

Planta ampliará a utilização de coprodutos da cadeia produtiva de aves e suínos. Na fase de obras, serão gerados cerca 400 empregos

Com foco na geração de empregos, a Seara Alimentos, subsidiária da JBS, investirá R$ 180 milhões na construção de uma fábrica de biodiesel em Santa Catarina, com operação prevista para 2021, informou a maior produtora global de carnes, em 30 de julho. A terceira unidade de biodiesel da JBS utilizará como matérias-primas resíduos como gorduras de aves e suínos, material farto no estado onde a empresa possui importantes unidades de produção de carnes.

Nas outras duas fábricas de biodiesel do grupo, em Lins (SP) e Campo Verde (MT), lugares onde as operações de carne bovina da JBS são mais fortes, o sebo bovino acaba sendo a matéria-prima preponderante na produção de biodiesel.

A nova unidade da JBS Biodiesel, em Mafra (SC), mais que dobrará capacidade produtiva da empresa, a qual deve superar 600 milhões de litros/ano, disse a JBS.

A planta também poderá usar soja como matéria-prima, disse a empresa, referindo-se ao principal insumo para a produção de biodiesel no país, onde a legislação obriga a mistura 10% de biocombustível no diesel.

Somente em Santa Catarina, a JBS mantém mais de 30 operações da Seara em 18 municípios gerando vagas de empregos, entre unidades produtivas de aves, suínos, industrializados, fábricas de ração, entre outras.

Cenário otimista do setor para geração de empregos

A aposta da companhia em uma nova operação também considera o cenário otimista do setor.

“Até 2023, a partir do programa RenovaBio, a mistura de biodiesel na composição do diesel chegará a 15% com a entrada do B15”, explicou o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, em nota enviada à Reuters.

Com a terceira unidade, a JBS Biodiesel reforçará sua posição entre as dez principais produtoras de biodiesel do país, após ter aumentado suas vendas em 25% em 2018, para 260 milhões de litros.

A JBS ressaltou que Mafra conta com logística eficiente de embarque e desembarque pelos modais ferroviário e rodoviário, além de estar a 120 km de Araucária (PR), onde está instalada a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), uma das principais unidades de mistura e distribuição de diesel do país.

Técnicos em Segurança do Trabalho são requisitados para Macaé nesta sexta-feira, 02/08

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. Se você têm uma sugestão de pauta, gostaria de postar vagas de empregos ou anunciar conosco, mandem um e-mail para [email protected] OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.