Esmeralda, vaca da raça Girolando, quebra recorde de produção com 109,5 kg de leite no Torneio Leiteiro de Pedra, conquistando o primeiro lugar
Na edição mais recente do 28º Torneio Leiteiro, realizado no município de Pedra, no Agreste de Pernambuco, no final do mês passado, uma vaca, apelidada de “vaca atleta”, se destacou entre os 102 competidores e conquistou o primeiro lugar em sua categoria.
Com 700 kg e da raça Girolando, ‘Esmeralda’ chamou atenção não só pela sua impressionante produção de leite, mas também pelo tratamento especial que recebe.
Recorde — 109,5 kg de leite em um único dia
No último sábado, ela produziu 109,5 kg de leite em um único dia, quatro vezes mais que a média da raça. A competição mede a quantidade de litros em quilos.
- Pesquisadores descobrem misteriosa estrada de ladrilhos a 3 mil metros de profundidade no oceano e levantam hipóteses possível ligação com civilizações antigas
- Essa é a maior fazenda de ovelhas do mundo! Local é sete vezes maior que SP
- A empresa brasileira que está impressionando os cientistas em todo o mundo
- Celular descarregando rápido? Veja as causas e aprenda como resolver de forma simples
A quantidade de leite foi registrada durante duas encomendas, em um feito que surpreendeu até mesmo os organizadores do evento.
Segundo informações de Sebastião da Costa, organizados do evento, a vaca recebe uma alimentação melhor, cuidados 24h por dia, muitos banhos, ventilação a todo tempo.
Tratamento especial
A vaca, que reside em uma fazenda na zona rural de Venturosa, teve um tratamento digno de um atleta de alto nível.
A cada competição, Esmeralda se prepara com cuidado para o desafio, e, de fato, sua performance impressiona.
A competição deste ano, realizada no distrito de São Pedro do Cordeiro, não foi a estreia da ‘vaca atleta’. Em 2023, ela havia conquistado o primeiro lugar na categoria “Vaca Jovem”, destinada aos animais mais novos, mas foi neste 2025 que ela levou o prêmio na categoria para vacas de 4 a 5 anos.
Superando o recorde mundial
Esse registro de produção de leite é um feito inédito na região. Esmeralda superou, até mesmo, a vaca Baleia, até então detentora do recorde mundial com 132,2 kg de leite produzido no Torneio de Gado Leiteiro de Passos.
A comparação não é por acaso: o feito de Esmeralda é a maior quantidade já registrada na história da competição local.
O Torneiro Leiteiro de Pedra acontece anualmente e, ao longo dos seis dias de disputa, os melhores animais da região competem em diversas categorias.
Em sua segunda participação no evento, Esmeralda reafirmou seu status de campeã. A ‘vaca atleta’, com cuidados especiais e alimentação de alto nível, se prepara agora para os próximos desafios.
Com informações de G1.
Marli Rosa de Souza