A China, um dos grandes mercados consumidores do níquel, garantiu neste embarque um navio que saiu da Bahia carregado com 10,4 mil ton do minério
China garantiu na última segunda-feira (30) 10,4 mil toneladas de concentrado níquel. O embarque saiu do porto da Bahia fornecido pela mineradora Atlantic Nickel, a única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil. Petroquímica Braskem faz investimento milionário em tecnologia alemã para reciclagem de resíduos
Leia também
- Metalúrgicos convocados para vagas de emprego, hoje 02 de dezembro
- EMBARQUE IMEDIATO: multinacional contrata para vagas urgentes, em projeto offshore no Brasil
- Multinacional de óleo e gás Oceaneering recebe currículo em Macaé e RJ para vagas de nível técnico e superior
As 10,4 mil tonlenadas de concentrado níquel, fez a Atlantic Nickel atingir a marca de 67,7 mil ton exportadas em 2020, o grande volume de exportação do minério é para atender à crescente demanda do mercado internacional da eletrificação.
O concentrado de níquel é matéria-prima fundamental na fabricação de baterias, um grande propulsor da expansão do segmento de carros elétricos no mundo, o minério proporciona a adoção de fontes de energia alternativas à combustão, construindo a tecnologia do futuro de maneira sustentável.
- BRICS amplia poder global: expansão histórica desafia dólar e redefine economia com Brasil em destaque
- Investimento de 75 BILHÕES pode tornar estado muitas vezes esquecido pelos brasileiros em uma potência econômica mundial com desenvolvimento e milhares de empregos
- Elon Musk pode levar a SpaceX a impressionantes US$ 350 bilhões e torná-la a startup mais valiosa do planeta
- Líder global de laticínios investe R$ 250 milhões em fábricas de Minas Gerais
O embarque, foi realizado a partir do Porto de Ilhéus, terminal que fica a apenas 140km da unidade de produção localizada no município de Itagibá, região sul da Bahia. Atlantic Nickel completou em outubro deste ano, um ano de operação no sul da Bahia.
A mineradora Atlantic Nickel descobriu recentemente no município de Itágiba, interior do Estado da Bahia, uma área com níquel sulfatado
A mineradora descobriu uma nova área com potencial significativo para exploração do níquel sulfetado, no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.
A proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para o sucesso dos estudos de expansão.
Para João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, “Desde que a mina de Santa Rita retomou suas operações em janeiro de 2020, Itagibá permanece no ranking dos 10 municípios com maior arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) da Bahia. Lembrando que 60% da taxa é destinada à cidade onde ocorreu a produção. Essa descoberta impulsionará ainda mais o emprego e renda na região”.
Sobre a mineradora Atlantic Nickel
A Atlantic Nickel atua desde 2009 nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização de concentrado de níquel. O níquel sulfetado produzido, após passar por um processo de refino, é o principal componente na fabricação de baterias que equipam o crescente mercado de veículos elétricos.