Início White Martins assina acordo para produção de hidrogênio verde com o RS

White Martins assina acordo para produção de hidrogênio verde com o RS

16 de dezembro de 2021 às 11:16
Compartilhe
Siga-nos no Google News
White-Martins - RS - hidrogenio verde - memorando de entendimento -
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 14/12/2021 – O governo do Estado e a empresa White Martins assinaram, nesta terça-feira (14/12), no Palácio Piratini, um memorando de entendimento para implementação do programa Hidrogênio Verde – Construir e desenvolver energias renováveis no RS. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O RS está investindo em estudos e parcerias para a redução das emissões de carbono. O estado assinou um memorando de entendimento com a White Martins para a construção de uma planta de hidrogênio verde

A empresa White Martins e o governo do RS assinaram nesta terça-feira (14), no Palácio Piratini, um memorando de entendimento para a instalação do programa Hidrogênio Verde, que é voltado para a construção e desenvolvimento de energias renováveis no estado. O RS tem feito estudos com o intuito de fazer uma transição energética para descarbonização através do uso de hidrogênio verde, criando um novo segmento na matriz econômica de alto valor agregado e tecnologia. Atualmente o Estado já efetua suas atividades com 80% da energia da matriz renovável, onde cerca de 20% vem de energia eólica e há um grande potencial de expansão.

Leia também

RS pretende reduzir emissões de carbono pela metade até 2030

A utilização do hidrogênio ainda vai ao encontro do compromisso assumido pelo Estado de reduzir as emissões de carbono em até 50% até 2030, meta assumida também pelo Brasil, no Acordo de Paris. O governador Eduardo Leite, esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que aconteceu em novembro, em Glasgow na Escócia, para reafirmar o compromisso do RS.

A White Martins é uma empresa multinacional que opera no mercado de produção de gases medicinais e industriais. O interesse do RS se dá pela grande oferta de recursos naturais, que tornam possível a geração de energia livre de carbono.

Além disso, o Estado também é líder em política ambiental no país. O intuito do memorando é possibilitar que o RS e a White Martins identifiquem as possíveis ações de cada um para que as ações e oportunidades necessárias sejam mapeadas, seguindo as normas legais que as regem, com o propósito de oportunizar o desenvolvimento e operação de uma planta industrial de amônia e hidrogênio verde, com energias limpas, no RS.

Porto do Rio Grande poderá receber o empreendimento de hidrogênio verde

De acordo com o diretor-executivo de Negócios da White Martins, Mário Simon, a descarbonização é um fato e é o futuro breve de toda a população. Haverá algumas passagens até chegar ao hidrogênio verde, entretanto isso acontecerá em fases rápidas, pois é uma necessidade e um desejo da população.

Simon afirmou que a empresa está satisfeita com a parceria com o Governo do RS e está disposta a evoluir este trabalho sério e conjunto na busca por uma solução de energia através do hidrogênio verde para o Estado.

O local visto como um candidato para acolher o projeto é o porto do Rio Grande, em Rio Grande. É o maior distrito industrial do estado, contando com 2.580 hectares, posição estratégica, retroáreas disponíveis e privilegiada, que apresenta sinergia com cadeias produtivas. Além disso, há vantagens logísticas, como recepção de matérias primas e escoamento da produção. Somente em 2019, o fluxo do porto foi maior que 3 mil navios.

Conheça a White Martins

A White Martins representa na América do Sul a Linde, uma das maiores empresas globais de engenharia e gases industriais. Atualmente a empresa conta com mais de 80 mil funcionários espalhados em todo o mundo e todos atuam com o mesmo objetivo: construir um mundo mais produtivo.

Somente na América do Sul, são cerca de 5 mil colaboradores engajados nessa missão. Além do Brasil, a empresa está presente na Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai.  

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes