WEG obtém resultados positivos em testes da sua própria rede 5G na fábrica de Jaraguá do Sul e quer ajudar outras empresas impulsionando a indústria 4.0

Valdemar Medeiros
por
-
30-07-2021 12:06:48
em Indústria e Construção Civil
WEG - 5G - Jaraguá do sul - empresas - indústria Testes realizados na fábrica de Jaraguá do Sul – Foto: divulgação WEG

WEG conclui a primeira fase de testes práticos da tecnologia 5G em sua fábrica em Jaraguá do Sul. Os resultados são positivos e o 5G poderá impulsionar a indústria 4.0

A WEG anunciou a conclusão da primeira fase dos testes práticos de conectividade à rede 5G do Open Lab WEG/V2COM. O projeto da empresa é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e teve seus primeiros “exames” alguns dias atrás em uma das fábricas da WEG, que fica localizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O objetivo da WEG é testar a conectividade de diversos aparelhos e equipamentos à rede 5G, contribuindo para a criação de soluções viáveis economicamente para a indústria utilizando a tecnologia 5G.

Leia outras notícias relacionadas

Executivo da WEG se pronuncia

Open Lab 5G WEG – V2COM

Segundo Guilherme Spina, diretor da V2COM, empresa do Grupo WEG, a companhia realizou testes avaliando a convivência e desempenho de dispositivos e antenas com a tecnologia em um ambiente real da fábrica em Jaraguá do Sul, para que fossem reunidas as informações sobre faixas de frequência, potência, latência e outras características precisas às aplicações das indústrias e também serão aportadas contribuições à Consulta Pública realizada pela Anatel.

De acordo com o executivo, os primeiros resultados na fábrica de Jaraguá do Sul já demonstram que a tecnologia 5G oferece níveis altos de segurança, estabilidade, qualidade de tráfego e alta velocidade, superiores às tecnologias 3G e 4G oferecidas anteriormente.  

Segundo Spina, a taxa de transferência ou a quantidade de dados que podem ser enviados por segundo entre os equipamentos em download ou upload mostraram que a tecnologia 5G é muito mais avançada em relação às tecnologias 4G e Wi-fi, mas a principal vantagem da conexão 5G é sua confiabilidade, o que faz com que os dados sejam privados e possam ser recebidos de forma muito mais estável entre os dispositivos, fazendo da indústria algo mais ágil e resiliente.

Testes na fábrica de Jaraguá do Sul em SC levam informações à Anatel

Todos os testes na fábrica foram feitos com a utilização de mais de uma rede simultaneamente. Uma rede privada com infraestrutura local e uma rede provida por operadora de telecom, com objetivo de levantar dados e informações à Anatel e apoiar no processo de definição dos requisitos e condições de uso de faixas de frequência, para a outorga e regulação das redes privadas para uso industrial no Brasil.

Para a Anatel, os resultados práticos contribuirão para avaliação da potência do 5G, especialmente em relação às características da operação na indústria, observando os limites de irradiação de potência definidos em regulamentação.

Conheça a WEG

A WEG foi criada em 16 de setembro de 1961, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), com a junção das habilidades de um eletricista, um administrador e um mecânico. Seu nome inicial era Eletromotores Jaraguá e, logo depois, passou a ser chamada de WEG.

A princípio, a empresa produzia motores elétricos, ampliando-se apenas na década de 80, com a produção e componentes eletroeletrônicos, transformadores de força e distribuição, produtos para automação industrial e muitas outras atividades.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe