Voith Hydro irá modernizar e aumentar a vida útil das turbinas da usina hidrelétrica de Paulo Afonso

Roberta Souza
por
-
17-01-2022 21:13:52
em Usina e Agronegócio
Usina, Hidrelétrica, turbinas Foto: Reprodução Google Imagens




Além da modernização em algumas turbinas da usina hidrelétrica, outras receberão melhorias nos sistemas

A Usina Hidrelétrica Paulo Afonso II localiza-se no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia, sob concessão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e está operando desde 1961. A Usina irá passar pela primeira modernização em duas das seis turbinas da planta. Serão reformadas as máquinas 8 e 9, do tipo Francis e, além disso, serão revisadas as seis comportas e seus sistemas de acionamento hidromecânicos. As demais turbinas irão receber novos filtros e auxiliares mecânicos.

Leia também:

 Andreas Wellmann, o Presidente e diretor executivo da Voith Hydro América Latina, afirmou que um procedimento de modernização como esse é de extrema importância para o prolongamento da vida útil das máquinas, de forma a evitar falhas para o sistema integrado. “Vale ressaltar que as hidrelétricas, além de garantir a produção de energia limpa e renovável para o Sistema, podem suportar outras fontes limpas como eólica e solar”, declarou.

A Chesf começou a construir a usina hidrelétrica de Paulo Afonso II em 1961 e concluiu a obra seis anos depois, em 1967. A Usina tem seis unidades geradoras, sendo duas unidades com potência unitária de 70MW, uma unidade com potência unitária de 75MW e três unidades com potência unitária de 76MW, totalizando 443MW de potência instalada. Em junho de 2021, a Voith Hydro também assinou contrato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para modernizar a Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV, no mesmo Complexo Hidrelétrico.

 A hidrelétrica de Paulo Afonso é a quarta maior usina em potência instalada no Brasil e está operando desde 1979. Com essa modernização, a usina irá contar com um aumento de 2,5GW de potência instalada. O projeto de melhorias poderá maximizar a capacidade energética da hidrelétrica, que irá oferecer energia capaz de satisfazer uma cidade de 170 mil pessoas. Com a elevação da potência das máquinas e o aumento no range de operação, o SIN poderá ter mais energia disponível mesmo ao longo dos períodos de estiagem.

Sobre a Voith Hydro

A Voith Hydro tem grande experiência em implementar e modernizar as usinas hidrelétricas no Brasil. Em 2017, realizou a modernização de quatro unidades geradoras de 355 MW da Usina Salto Santiago, no Rio Iguaçu. Além disso, modernizou as usinas Chavantes e Capivara, nque localizam-se entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Paranapanema, elevando as capacidades instaladas em 5,7 MW e 15,6 MW, o que resultou em aumento da garantia física média em 3,21% e 4,73%, respectivamente. A CTG Brasil, proprietária das usinas hidrelétricas, também contratou a Voith Hydro para realizar a modernização de quatro unidades geradoras das usinas Ilha Solteira e Jupiá no Rio Paraná.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos